Apesar dos ajustes do Governo ao ISP e à taxa de carbono, os combustíveis contam com a maior subida desde 2022. Mas este aumento tão significativo não era esperado e era suposto que não houvesse grande impacto para o consumidor, como esperavam os especialistas ouvidos pelo Nascer do SOL.
Algumas das medidas entram em vigor já este ano e outras apenas no ano seguinte.
Em causa estão quase sete campos de futebol que deixam de ser rústicos para terem outros fins, como o da habitação, alerta Helena Roseta, que assina carta aberta contra gestão de solos. Outros signatários alertam para especulação imobiliária e riscos ambientais
A turbulência da Boeing tem consolidado a Airbus como a maior fabricante de aeronaves do mundo. Neste mercado em crescimento, destacam-se ainda outras como a Embraer. E junta-se também a aviação militar. Há empresas a crescer muito, estando a China a dar largos passos. E todas elas enfrentam desafios futuros.
Ainda que pareça cada vez mais comum ouvir-se falar de acidentes de avião, a verdade é que os aviões estão mais seguros. Mas não depende só do aparelho, é preciso estar também atento aos fatores externos. E, na verdade, o número de acidentes e mortos tem caído.
Ainda que alegue ‘motivos familiares’, Filipe Silva bate com a porta à Galp depois de uma alegada relação com uma diretora ter sido divulgada. Bacelar Gouveia fala em ‘violação da liberdade pessoal’ e advogados explicam como se procede.
Algumas das medidas que entraram agora em vigor resultam do acordo assinado em Concertação Social, mas há que contar ainda com as tradicionais subidas das pensões, que serão alvo de duplo aumento e do salário mínino.
Lares estão mais caros e as vagas também não respondem à procura. O Governo tem avançado com medidas mas nem sempre são suficientes. E há muita pobreza na velhice. Quais os desafios daqui para a frente?
A falta de oferta é um dos principais problemas habitacionais que passou de 2024 para 2025. E não só, os preços também pesam. Governo tem avançado com algumas medidas mas podem não ser suficientes. O i tentou perceber a opinião de alguns responsáveis do setor.
O Governo vai dando alguns passos com os sindicatos mas ainda é alvo de muitas criticas. A crise entre professores e Estado vai sendo resolvida em pequenos passos. Um dos maiores desafios é recrutar professores.
2024 trouxe alguns avanços no setor da saúde mas ainda há problemas a resolver. Importa criar uma unidade técnica de apoio aos CRI, faltam médicos de família e continua a haver urgências fechadas. O que esperar de 2025?
Aos 81 anos ainda mostra genica e vontade de trabalhar. A partir do próximo ano, não poderá candidatar-se à Câmara de Sintra. Mas o percurso até aqui foi longo.
Estiveram durante décadas à frente de câmaras municipais e eram os preferidos dos munícipes. Mas a lei de limitação de mandatos impediu-os de se recandidatarem. Outros até saíram antes. Uns voltaram, outros seguiram outros caminhos.
Está tudo pronto para a última noite do ano e os turismos do país só têm motivos para estar satisfeitos. Zonas como o Alentejo, o Algarve ou a Madeira registaram boas enchentes nos últimos dias do ano. E os números estão até melhores do que em anos anteriores.
Os preços dos produtos mais usados na ceia de Natal vão oscilando. Ainda assim, uma coisa é certa: o cabaz este ano custa mais que no ano passado. Uma tendência que se vem verificando ao longo dos anos. Bacalhau e chocolate de culinária lideram subidas.
Cabaz de Natal está mais caro e causa preocupação. E já há produtos a serem ‘aldrabados’, como é o caso do bacalhau.
Zelensky esteve no primeiro Conselho Europeu de Costa, pediu ajuda para acabar com a guerra e atirou: ‘Putin não é adequado. É muito perigoso para todos’.
A ANA já entregou o relatório inicial do novo aeroporto ao Governo mas não é público, está a levantar questões e pede-se transparência. Extensão da concessão à ANA também é questionada