Aulas online recomeçaram na segunda-feira para mais de um milhão de crianças e jovens. Procura de equipamento portátil disparou nos últimos dias.
Mais de 140 médicos, que se voluntariaram para ajudar o Serviço Nacional de Saúde, enviaram carta ao Governo a lembrar que podem ser úteis. Gentil Martins, de 90 anos, diz que ainda é “capaz de fazer alguma coisa”.
Escolas e comissões de proteção de crianças e jovens (CPCJ) articulados para acompanhar situações de risco.
Algumas escolas públicas e privadas criaram regras de etiqueta para prevenir abusos do ano letivo passado.
Ensino à distância recomeça hoje depois de 15 dias de interrupção letiva devido à covid-19. Pais lançam críticas à sobrecarga horária. E há famílias que não receberam informação das escolas sobre o plano de trabalho para os filhos.
Edifício abandonado em Alcabideche, no concelho de Cascais, foi colocado em leilão online mas, por enquanto, sem sucesso, não recebendo qualquer oferta. Aguarda-se nova fase de venda.
Cada vez há mais estabelecimentos – até de ensino – a não cumprir as regras de encerramento impostas pelo Governo. Mas também há bons exemplos. Saiba como alguns colégios têm superado a interrupção letiva.
Rutura de stock de máscaras cirúrgicas e “problemas ecológicos” e de custo elevado das FFP2 levam médicos e pneumologistas a refutar as medidas implementadas em França, Alemanha e Áustria. No entanto, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia sugeriu máscaras cirúrgicas obrigatórias.
Infeções nas esquadras “a subir em flecha” preocupam sindicatos, que, com o reforço da fiscalização nas ruas, exigem alteração de horários, mais testes à covid-19 e prioridade na vacinação.
Relatos publicados nas redes sociais dão conta da presença de doentes com covid-19 nos supermercados. Jerónimo Martins e Lidl falam em “boatos”. Funcionária do Pingo Doce não considera situação “minimamente credível”.
Alunos denunciam aglomerações em dias de exames nas faculdades, que terão de ajustar o calendário.
Governo anunciou o encerramento das escolas – públicas e privadas – durante 15 dias para combater a pandemia de covid-19. Não haverá aulas online e este período só depois será compensado.
Fenprof diz haver falhas graves no que diz respeito ao rastreio nas escolas. Num total de 5400 escolas públicas, 13 estão fechadas a cadeado e há quase 40 mil alunos isolados devido à covid-19.
Escolas abertas mas centros de estudo e ATL fechados durante o confinamento geral dificultam a vida aos pais que não têm onde deixar os filhos em horário pós-escolar. Diretores têm pressionado o Governo.
Mesmo com os supermercados abertos sem as já habituais restrições de horário aos fins de semana, novo confinamento preocupa trabalhadores.
Mais de mil enfermeiros pediram para emigrar em 2020. Ana Rita Cavaco adiantou que também não ficaria em Portugal com as condições atuais.
Ex-primeiro-ministro e Miguel Relvas conhecidos por polémicas em torno de informações erradas nos currículos. Mas não são casos únicos.
A nomeação de José Guerra para procurador europeu já fez uma baixa, e acusações de traição à pátria. Poiares Maduro fala em ‘ameaça para o Estado de Direito’. A guerra promete.
As temperaturas perto dos 0 graus irão permanecer até à semana que vem. O dia 9 deverá ser o mais frio.