Avatar de Roberto Knight Cavaleiro

Roberto Knight Cavaleiro


  • Portugalidade : A essência de ser português

    Após a Revolução dos Cravos a palavra perdeu popularidade como instrumento de orgulho nacional, mas recentemente foi revivida em discursos proferidos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e ministros do governo com uma aparente nuance semiótica de significado pós-colonial para incluir tudo o que pode ser valorizado patrioticamente como sendo tipicamente de carácter português

    Portugalidade : A essência de ser português

  • Turismo espacial

    Há duas décadas que os russos oferecem excursões espaciais aos turistas. O mais recente intrépido astronauta amador foi um magnata japonês que se inspirou para criar designs para a sua cadeia de lojas de roupas.

    Turismo espacial

  • O Dilema do Litio

    Em Março de 2004 o Instituto Geológico e Mineiro divulgou uma análise abrangente intitulada “Potencialidades do Lítio no Norte de Portugal” que é leitura essencial para quem pretende compreender as complexidades da situação em que o governo português se encontra agora.

    O Dilema do Litio

  • A viscosidade da guerra na Ucrânia

    É um fato bastante contraditório que a ideologia fascista da máfia de Biletsky tenha sido financiada pelo oligarca judeu Ihor Kolomoyskyi, que já foi auxiliado na sua actividade criminosa por “forças de segurança” seleccionadas entre adeptoss dos oito clubes de futebol que ele e vários oligarcas menores possuem.

    A viscosidade da guerra na Ucrânia


  • Músicos Marranos e Monarcas Tudor

    A partir de registos da época dos Tudor, parece que todos os músicos de descendência marrana credenciada assimilaram-se com sucesso com a sociedade cristã.

    Músicos Marranos e Monarcas Tudor

  • Babi Yar

    Em 1939, a Polónia tinha sido impiedosamente dividida entre a URSS e a Alemanha nazi; isso incluiu a província de Kresy, que agora está na região ocidental do estado-nação da Ucrânia. Dentro desta província vivia uma grande minoria de etnia ucraniana que não resistiu ao avanço nazi em 1941.

    Babi Yar

  • Vistos manchados e cripto ouro

    As moedas criptográficas não desaparecerão apenas por falha. Elas têm um papel importante a desempenhar no sistema financeiro geral.

    Vistos manchados e cripto ouro

  • Escravos, açúcar e capitalismo desenfreado – Madeira 1440 a 1540

    Esta ilha encantada da lenda cartaginesa foi redescoberta em 1419 

    Escravos, açúcar e capitalismo desenfreado – Madeira 1440 a 1540


  • Castelos de areia de Portugal

    A consulta de mapas antigos e cartas marítimas mostra que um terço dos 648 km de costa de Portugal foi criticamente afetado durante o período de sessenta anos até 2010 com recuos da linha de preia-mar variando de 0,5 a 9,0 metros por ano e totalizando uma perda de 1.313 hectares.

    Castelos de areia de Portugal

  • Mestres da Desinformação – Big Pharma

     Tais recompensas lucrativas são justificadas pela necessidade de liberdade de expressão que pode ser ténue, para dizer o mínimo, independentemente do efeito que tal malware possa contribuir para uma crise de segurança pública.

    Mestres da Desinformação – Big Pharma

  • Ser português

    A revelação feita pouco antes do Natal de que, em abril de 2021, o empresário russo-lituano Sr. Ramon Ambramovich adquiriu um passaporte português

    Ser português

  • Canções de Natal de Portugal

    Por Roberto Knight Cavaleiro Em 1955, a musicóloga Laura Boulton apresentou na Igreja da Estrela, em Lisboa, um programa de música folclórica portuguesa que gravou em fita durante uma digressão por vilas e aldeias dos bairros do centro e norte. Apresento a seguir uma seleção de canções de Natal tradicionais cantadas em Tomar (a cidade…

    Canções de Natal de Portugal


  • Música Portuguesa para o Dia de Natal

    Por Roberto Knight Cavaleiro Se é intolerante com renas de nariz vermelho e sinos que tilintam em vez de repicar, experimente ouvir de manhã a altiva majestade das Matinas do Natal de Marcos Portugal. A obra foi apresentada pela primeira vez na véspera do Natal na Capela Real do Rio de Janeiro no ano de…

    Música Portuguesa para o Dia de Natal

  • Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 6

    Em 1902, o Rei Eduardo VII de Inglaterra fez uma visita de estado a Lisboa. Reafirmou as antigas Alianças e acordou com os assessores (o partido Regenerador) do rei D. Carlos I uma reestruturação da dívida portuguesa aos obrigacionistas estrangeiros a uma taxa fixa de 3%.

    Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 6

  • Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 5

    Em 21 de abril de 1809, o general Sir Arthur Wellesley desembarcou em Lisboa com 17.000 soldados britânicos. Estes foram amalgamados com os restos do exército português que tinha sido reorganizado pelo coronel anglo-irlandês Wiliam Carr Beresford.

    Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 5

  • Os grosseiros lucros da Big Pharma

    Por Roberto Knight Cavaleiro Durante as últimas três décadas, a indústria farmacêutica mudou o seu caráter de ser composto de muitas empresas independentes, competitivas e éticas para um conglomerado de negócios que é quase inteiramente propriedade de investidores institucionais norte-americanos. Private equity e fundos de hedge de vários triliões de dólares, como o Black Rock,…

    Os grosseiros lucros da Big Pharma


  • Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 4

    A restauração das monarquias inglesa e portuguesa prosseguiu com cautela em ambos os países, com ênfase na expansão do comércio global e na colonização. 

    Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 4

  • Vacinas

    A utilidade das vacinas no tratamento de doenças como a Covid-19 é cientificamente indiscutível. 

    Vacinas

  • Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 3

    O que torna o Tratado de Windsor de 1386 notável é que ele era ilimitado no tempo e abrangia uma ampla gama de actividades humanas: militar, comercial e social. 

    Alianças e ruturas anglo-portuguesas – Parte 3