Perguntas da Federação Portuguesa pela Vida sobre temas como aborto ficaram sem resposta. Apenas Gouveia e Melo justificou decisão de não responder.
No prefácio de um livro que reúne textos em defesa da vida, o ex-PM critica quem quer cancelar opiniões contrárias sobre o tema.
Movimento Democrático de Mulheres também fez participação contra os três canais de televisão.
Para Francisco, “libertar a mulher das condições que a impelem a não dar à luz o seu próprio filho é um princípio de renovação da sociedade civil”.
PSD, CDS E Chega votaram contra as propostas da esquerda.
A questão do aborto regressa esta sexta-feira ao parlamento pela mão dos socialistas. As propostas de alargamento de prazo para a realização da IVG não passarão graças à união de votos à direita. Deputados incomodados com invasão de emails de cidadãos.
A vida, para o progressismo, ficamos também a saber, não é um direito absoluto, mas a morte é um direito fundamental e essencial
Escrevendo eu há muitos anos sobre este tema, só muito recentemente percebi o verdadeiro motivo da luta das feministas a favor do aborto – e da sua elevação à condição de ‘causa’.
Resolução que pede a inclusão do direito ao aborto na Carta dos Direitos Fundamentais não tem efeito prático mas servirá como arma de arremesso político.
O primeiro ministro considera ser “desequilíbrio jurídico” ao prevalecer apenas o direito à autodeterminação da mulher.
“A resolução não dedica uma palavra às mulheres que são empurradas para o aborto e não incentiva os Estados a criarem mecanismos de apoio para as mulheres que desejem ter os seus filhos”, explicam as associações de Juristas Católicos (ACJ) e dos Médicos Católicos Portugueses (AMPC).
“Tinha de dar à luz no palco todas as noites e fingia que estava tudo bem”, revelou.
Projeto de lei foi aprovado com uma maioria expressiva dos deputados e senadores, com 780 votos a favor e 72 contra.
“É uma coligação; quem trouxe Pedro Passos Coelho não fui eu, foi a AD. Quem faz a coligação com o CDS não fomos nós, foi o líder do PSD. Somos responsáveis por quem trazemos para a nossa campanha”, rematou o líder socialista.
UMAR recorda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) também recomenda as 12 semanas.
O ano 2022 foi o que registou o maior número de sempre de repetições de aborto por opção. Terceiros filhos têm duas vezes maior probabilidade de serem abortados.
A juíza Rosa Weber considerou que a proibição do aborto afeta o núcleo dos direitos das mulheres à liberdade, à autodeterminação, à intimidade e dignidade.
Apesar da maior parte desse número ter sido realizado no Serviço Nacional de Saúde, verificou-se “um ligeiro aumento” da percentagem de IVG realizadas no setor privado.