Os preços dos produtos mais usados na ceia de Natal vão oscilando. Ainda assim, uma coisa é certa: o cabaz este ano custa mais que no ano passado. Uma tendência que se vem verificando ao longo dos anos. Bacalhau e chocolate de culinária lideram subidas.
Em comunicado, a ASAE informa que fiscalizou 146 operadores económicos, “em matéria de segurança”.
O índice de preços atingiu uma média de 127,5 pontos em novembro, mais 5,7% do que há um ano, mas ainda 20,4% abaixo do seu pico em março de 2022
Na operação de fiscalização, no âmbito do combate à fraude alimentar, foram apreendidos gins, bolachas, gomas e chocolates.
O azeite passa a fazer parte permanentemente do grupo de alimentos considerados básicos em Espanha
É também possível contribuir através de vales disponíveis nos supermercados ou na plataforma eletrónica, até 2 de junho.
Em dia de jogo do Benfica, o Germano esgotava nos anos 80. Hoje, D. Graça é conhecida como a rainha das caracoletas assadas, embora sirva muitos mais petiscos. A história de quem começou por viver na cave e agora com a filha dá seguimento ao legado do marido.
Produtos apreendidos têm o valor de quase 62 mil euros.
Estima-se que as reações alérgicas graves causem cerca de 30.000 idas, por ano, às urgências, só nos EUA
Alguns dos alimentos estavam em fase avançada de maturação e apresentavam bolor, assim como a data de validade ultrapassada.
Alerta é do economista Eugénio Rosa que faz as contas aos aumentos de 2022 e 2023 e diz que tem “enorme impacto nas famílias de baixos rendimentos”.
Aumento de 10% face a igual período do ano passado.
Neste episódio, o CEO da Gelpeixe, Manuel Tarré, 71 anos, critica o IVA nos alimentos congelados e fala da sucessão na Gelpeixe e da fundação em nome do filho que perdeu.
O organismo refere que as perspetivas “piorariam rapidamente se o conflito se agravasse” e o relatório descreve o que pode acontecer em três cenários de risco.
Há uma semana cabaz registou o valor mais baixo de 2023.
Subida de preços desacelera pelo sexto mês consecutivo.
Os constrangimentos “surgem apenas como resultado das ações de representantes ucranianos, bem como de membros da ONU, que, aparentemente, não querem ou não os podem resolver”, explica Moscovo.
Esta operação acabou na identificação de um homem de 59 anos e na elaboração de um auto de contraordenação, cuja coima pode ultrapassar os 24 mil euros.
O IVA a 0% em 44 produtos não chega já às prateleiras mas não tarda muito. Ainda que possa ser uma ajuda, é claro: “Os preços não irão regressar aos níveis anteriores à pandemia”, diz Unimark.