Zelensky esteve no primeiro Conselho Europeu de Costa, pediu ajuda para acabar com a guerra e atirou: ‘Putin não é adequado. É muito perigoso para todos’.
“Temos de contar novamente com a unidade entre os Estados Unidos e a Europa”
“É com grande satisfação que vejo a Roménia e a Bulgária aderirem plenamente ao espaço Schengen. Parabéns a ambos os países. Unidos somos mais fortes”, escreveu António Costa, esta quinta-feira, numa mensagem publicada na rede social X.
Primeiro encontro entre os dois desde que Costa assumiu as atuais funções.
“A ditadura de Assad causou imenso sofrimento. Com seu fim, surge uma nova oportunidade de liberdade e paz para todo o povo sírio”, disse António Costa.
Resposta do ex-primeiro-ministro foi dada com Presidente da República ao lado.
O antigo primeiro-ministro, António Costa, inicia este domingo funções como presidente do Conselho Europeu, num mandato até 31 de maio de 2027
“Hoje em dia, num mundo globalizado, a única forma de sermos verdadeiramente patrióticos, de assegurarmos a soberania, é construir uma Europa comum”, disse o presidente eleito do Conselho Europeu, em Bruxelas.
Numa entrevista ao jornal Público, publicada esta sexta-feira, Costa defende que a melhor estratégia é a Europa oferecer a possibilidade de diálogo com Trump.
Ajudado pela ‘mercearia’ europeia, Costa vai cumprir o seu destino e realizar o seu sonho.
É “unânime” entre os lideres europeus a posição de não “perder tempo a redigir” conclusões escritas.
O episódio Ricardo Leão pôs a nu fraturas internas no partido. As vozes que se fizeram ouvir estão preocupadas com as escolhas para presidenciais e autárquicas. Costa quer ter uma palavra a dizer.
Pedro Nuno Santos não lhe tirou o apoio, após declarações polémicas do autarca que o obrigaram a pedir a demissão da liderança da FAUL. Fontes ouvidas pelo Nascer do SOL afirmam que Ricardo Leão caminha a passos largos para ganhar com maioria absoluta em Loures.
PSD diz que sociais-democratas recusam “embarcar em situações levantadas pelo Chega que nada contribuem para o evoluir do trabalho” da comissão.
Agência destaca compromisso de português com a paz e com os países em desenvolvimento.
Costa frisou que a Ucrânia é “um Estado soberano, democrático, que escolheu a sua liderança política”, que tem sido exercida “com enorme coragem e em circunstâncias absolutamente inimagináveis”.
António Costa anunciou o regresso às aulas quando ainda era primeiro-ministro em gestão e mesmo antes de entregar as chaves de S. Bento a Luís Montenegro.
A consciência de que as investigações podem ter impactos políticos “não deve restringir o Ministério Público de atuar”.