Caixa, BCP, Santander Totta, novobanco e BPI apresentaram lucros de 3.877 milhões nos primeiros meses do ano. Crédito e depósitos subiram, mas comissões não ficaram atrás.
Também o Montepio viu o lucro subir 2,8% para 70,7 milhões de euros entre janeiro e junho deste ano.
Só nos primeiros seis meses do ano, a Caixa, o BCP, o novobanco e o BPI lucraram mais de dois mi milhões. Apenas o BPI viu resultados a cair.
Capital próprio atingiu 521,6 milhões de euros, quando no ano anterior tinha sido de 392,7 milhões de euros.
Comissões voltam a engrossar as receitas dos bancos. A aposta em custos mais controlados de trabalhadores e de agências continua a ditar tendência.
Os custos de estrutura subiram para 308 milhões, mais 3,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A margem financeira subiu 3,6% para 721,1 milhões de euros e as comissões aumentaram 2,1% para 201,4 milhões de euros.
Os resultados do primeiro trimestre de 2025 estão em linha com as nossas expectativas e confirmam a força e a resiliência do nosso modelo de negócio”, disse Mark Bourke, CEO da instituição financeira.
Banco emprestou 250 milhões de euros em créditos com garantia pública.
Sistema financeiro foi obrigado a devolver 22 milhões de comissões e juros cobrados indevidamente. Deco e sindicato do setor aplaudem medida mas confessam que bancos continuam a ‘exagerar’ nos valores cobrados.
reguladores e supervisores bancários têm vindo a alertar os bancos para usarem parte dos atuais lucros para aumentar as “almofadas” de capital e, assim, estarem mais bem preparados para futuras crises
Apesar de Natália Nunes reconhecer que há muitas famílias em dificuldade para pagar o crédito à habitação face ao aumento das prestações, admite que estamos bem longe da situação vivida em 2012. Lembra que foram criados mecanismos para evitar situações de incumprimento e, por outro lado, muitos optaram por vender as suas casas.
CEO da instituição financeira não vê o cenário de crise política como entrave para a possível venda do banco.
Os depósitos de clientes ascenderam a 22.019 milhões de euros no final de dezembro.
Instituições financeiras continuam a atingir resultados recorde, numa altura em que a Caixa volta a mostrar interesse na compra do novobanco. BPI e Santander excluem hipótese de compra.
Só a atividade em Portugal representou 786,4 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.
Caso partiu de uma denúncia do Barclays que levou a AdC a uma investigação, iniciada em 2013, e que terminou com o regulador a multar os bancos.
Nos primeiros nove meses do ano lucraram quase quatro mil milhões de euros. Só o novobanco viu os seus resultados a descer. Margem financeira contribui para esta subida e comissões começam a estabilizar.
O BPI registou um crescimento de 2% no crédito e de 5% nos recursos de clientes, face ao final de setembro de 2023.