Economia portuguesa vai bem e Governo está confiante. OCDE fala em abrandamento em 2027.
No debate do OE, Castro Almeida foi aplaudido pela bancada do PSD ao dizer que foi agora anunciado ‘o maior investimento estrangeiro de sempre. Ora, o investimento foi anunciado por António Costa há anos e esteve na origem da Operação Influencer.
“O Estado não tem de se preocupar muito em trazer mais turistas para Lisboa, para Cascais ou para o Algarve. Queremos é trazer mais rendimentos e não mais pessoas, e queremos, sobretudo, valorizar muito o potencial que o interior tem”
No início do ano, Castro Almeida disse que Banco de Fomento não teve o impacto esperado e prometeu relançá-lo.
Oitavo pedido de pagamento vai ser submetido ainda este ano.
Risco de não cumprimento de prazos e financiamentos através de empréstimos estão a levar as firmas nacionais a abandonar os consórcios criados no PRR.
Ministro Castro Almeida questiona onde é que o PS vai “inventar o dinheiro” e considera que Pedro Nuno Santos arrisca ser “o novo José Sócrates”.
Se o PS se mostrar satisfeito com os esclarecimentos e retirar a proposta de comissão de inquérito, Castro Almeida considera que há condições para coltar atrás com a moção de confiança.
Antes, o ministro da Coesão Territorial já tinha garantido, na mesma comissão, que a reprogramação PRR, entregue a Bruxelas no sábado, foi uma inevitabilidade, que não dependeu da opinião do Governo ou da oposição
Tem dois anos para executar 60% das verbas do PRR, mas o ministro Adjunto e da Coesão Territorial vai ter de deixar cair o metro de superfície entre Loures e Odivelas. Sobre as presidenciais, Castro Almeida acredita que Marques Mendes vai ser o candidato do PSD, mesmo que não o anuncie agora.
Após a reprogramação do PRR, aprovada em setembro de 2023, a dotação do programa ascendeu a 22.216 milhões de euros
Adiantamento de 100 milhões de euros para ajuda mais imediata é uma das medidas.