Especialistas estranham timing da polémica em torno da ex-CEO e do ministro das Finanças. Mas, apesar de reconhecerem que futuro da TAP não está a ser debatido, preferem que a companhia de aviação não seja usada como arma política.
“Chamo a isso chantagem e estar a ameaçar-me e foi o que ele fez”, acusou Christine Ourmières-Widener.
Pedro Nuno Santos reage a notícia avançada pelo Nascer do SOL.
Pedro Nuno Santos e João Leão aceitaram as condições de Christine Ourmières-Widener de manter funções noutras empresas. A aceitação está estampada no contrato da gestora e foi tema na Comissão de Inquérito da AR.
Em causa estão funções em pelo menos mais três empresas, alega a defesa da companhia aérea na contestação à ação movida pela gestora francesa.
Christine Ourmières Widener exige 5,9 milhões de euros de indemnização.
Christine Ourmières Widener quer ser indemnizada pelo seu despedimento.
Advogada da ex-CEO considera que o documento é pouco sério e feito à medida.
Christine Ourmières-Widener disse que apenas lhe foi dito que a situação estava “complicada”.
Gabinete de Ana Catarina Mendes evoca “salvaguarda do interesse público” na não entrega do parecer, que justificará a justa causa no afastamento de Christine Ourmières-Widener da companhia aérea.
Dirigente da bancada socialista foi questionado pelos jornalistas no final da reunião do grupo parlamentar.
O grupo Parlamentar do Chega deu hoje entrada com questões dirigidas aos vários ministros para perceber se existiram, ou não, reuniões preparatórias entre as entidades ouvidas no Parlamento, nesta legislatura. Para além disso, solicitou uma audiência com o Presidente da Assembleia da República com carácter de urgência.
Em causa está reunião, que decorreu na véspera da audição da presidente executiva da TAP, que contou com a presença de Christine Ourmières-Widener, de deputados do PS e de membros de gabinetes do Executivo.
Gonçalo Pires disse que não tinha conhecimento do acordo sobre a saída de Alexandra Reis, mas as declarações de Christine Ourmières-Widener contradizem essa informação.
Ministro, que não esteve presente no encontro, não se opôs à participação de Christine Ourmières Widener.
O Governo quis ‘matar’ Christine Ourmiéres Widener e pode acabar ‘morto’ por ela. Numa audição de mais de sete horas detalhou ter sido o ‘bode expiatório’. Já Alexandra Reis diz que quer devolver o dinheiro mas ainda ninguém lhe disse como.
Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à SIC Notícias, afirmou que “nunca lhe passaria pela cabeça mudar um voo de 200 pessoas” e, por isso, “foi encontrada uma alternativa, num outro voo regular da TAP, um dia antes”, com o Chefe de Estado a regressar a Lisboa.
Líder do Governo foi questionado sobre eventuais declarações de Christine Ourmières-Widener, que será ouvida hoje na comissão de inquérito no Parlamento. “A verdade nunca nos deve preocupar”, afirmou António Costa.
Comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP – iniciativa do Bloco de Esquerda – vai contar com cerca de 60 personalidades a serem ouvidas.