Desde 2009, a população idosa em Portugal tem crescido mais de 2% ao ano e conta atualmente com mais de 2,5 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Hoje há 2,6 ativos por cada idoso. Há 20 anos eram quatro.
Associação Business Roundtable Portugal (BRP) critica a elevada carga fiscal do país e a tendência para o “inferno demográfico”, com a crescente fuga de talentos. “O país desaproveitou mais de 160 mil licenciados”, conclui num estudo recente.
Em debate, Nuno Marques, coordenador do Plano para o Envelhecimento Ativo e Saudável, e Paulo Machado, sociólogo e presidente da Associação Port. de Demografia.
Portugal é um dos países mais envelhecidos da Europa, mas estará preparado para o aumento da população idosa nas próximas duas décadas?
E se as mulheres deixarem de pagar IRS a partir do terceiro filho? Isso ajuda a aumentar a natalidade?
Abordar o envelhecimento de forma proativa, celebrar ser idoso e querer lá chegar.
Em debate, Alda Azevedo, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Gonçalo Saraiva Matias, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, para ver também na Euronews.
Medidas fiscais como incentivo à natalidade: as famílias que tenham três ou mais filhos, em especial as de baixo rendimento, devem ter isenção de IRS?
Portugal tem turistas em excesso? Vera Gouveia Barros defende levar turistas para fora das grandes cidades. Bernardo Trindade, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal afirma que temos turistas a menos. Em debate ainda o novo aeroporto da Portela e a privatização da TAP.
Rácio de dependência de idosos também registou subida.
Para a demógrafa ‘tem de haver um repensar da sociedade como um todo’. Apesar de reconhecer várias melhorias, lamenta que Portugal continue atrasado em muitas matérias.
Segundo os dados publicados pelo INE, a esperança de vida à nascença, em 2019-2021, situou-se nos 80,72 anos.
Não estou a dizer que a eutanásia será um meio para reduzir a despesa pública, mas se não houver outra solução os pobres começarem a não ter acesso à saúde, aos bens essenciais, e o Estado entrar em falência, vamos ter de desaparecer todos deste retângulo à beira mal plantado.
Perante os dados dos Censos, a demógrafa Maria João Valente Rosa alerta que é preciso encarar de frente a reconfiguração da população portuguesa, que não vai rejuvenescer. “Não estamos a permitir que as pessoas beneficiem de todas as fases da sua vida”, afirma.
A população estrangeira aumentou em mais de 10% relativamente a 2019.
Centristas levam 23 propostas de incentivo à natalidade a debate na quinta-feira, no parlamento. Assunção Cristas diz que demografia é “o grande desafio de Portugal”. Os dados são preocupantes
Ministro da Economia defende que crescimento tem sido sustentável devido ao equilíbrio entre o investimento e a diversificação das exportações