O excedente do Estado caiu até agosto, justificado com mais despesa e menos receita. Especialistas dizem ser normal e que é consequência das medidas adotadas.
A entidade diz ainda que a implementação da revisão da despesa em Portugal “ainda não se encontra instituída enquanto rotina integrada no ciclo anual do processo do Orçamento do Estado.
Já o esforço com pacote anti-inflação ascendeu a 46% da estimativa.
Os incentivos apontam para a máxima distribuição da riqueza atual em vez da poupança.
O que queremos para o Estado? A eficácia recente ou a justiça incómoda da transparência?
Neste episódio, António Ramalho, economista, defende que “o conceito de gratuitidade dos serviços públicos, como está a ser usado, é uma violação da transparência política”, tal como “discutir a alteração de impostos sem discutir a despesa pública.”
Carlos Lobo, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, enfrenta João Leão, ex-ministro das Finanças, num debate sobre a redução (ou não) da carga fiscal.
Caso não haja acordo sobre o valor, devem ser consideradas despesas adicionais as que o trabalhador em teletrabalho apresentar através de faturas, comparando os valores dos gastos correntes com os anteriores à passagem a teletrabalho.
Este valor representa 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, avançou o mesmo documento, indicando que os três países que mais gastaram em 2022 – Estados Unidos, China e Rússia – representaram 56% das despesas militares globais.
Antidiabéticos são a classe terapêutica onde a subida na despesa é mais relevante.
Aprovadas em conselho de ministros as obras de adaptação da sede da CGD para concentração de gabinetes do Governo.
Estimativa inicial avançada pelo Executivo era de 36,5 milhões de euros.
Instituição liderada por Nazaré Costa Cabral disse ainda que as cativações foram as mais baixas dos últimos anos ao atingirem 317 milhões.
Tendo como exemplo um carrinho de compras com os produtos e quantidades indicadas para satisfazer as exigências nutricionais mínimas do adulto médio, a Picodi é clara: o custo da alimentação básica em Portugal corresponde a 13,6% do salário mínimo. O nosso país fica em 16.º lugar numa lista de 64 países analisados.
Valor representa um aumento de 1895 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.
“Não é uma pressão. É uma informação que cumpre ao Governo dar. Nos termos da Constituição, é dever do Governo manter o senhor Presidente da República informado”, justificou António Costa.
O Conselho de Ministros também aprovou a alteração do calendário escolar, de modo a compensar a suspensão da atividade letiva nas últimas semanas.
Nova lei-quadro pode levar ao aumento do número de freguesias e ex-secretário de Estado deixa alertas e avisos.