O Doutor Finanças nasceu, cresceu, passou também por fases menos boas mas continua de pé a fazer aquilo que o seu criador sempre desejou: ajudar as pessoas.
O pagamento da última prestação do IMI foi automaticamente alargado até terça-feira, depois de o prazo oficial ter coincidido com um domingo e a segunda-feira ser feriado.
Governo já estabeleceu as medidas que quer avançar e dá prioridade à redução do IRC, a alterações nos escalões do IRS e do IMT. Valores fixam-se nos 4,5 mil milhões e dão pouca margem para diálogo.
Governo prolongou o prazo para IRC devido ao impacto do ‘apagão’.
Nota de cobrança vai manter-se válida até ao final do novo prazo, a 30 de junho.
foi decidido alargar até ao final de quarta o prazo para o cumprimento das obrigações que terminaram na segunda, sem qualquer penalidade
Prazo médio de reembolso no ano passado foi de 13 dias após entrega de declaração, através de IRS automático.
Eduardo Catroga lamenta a atual crise política e recorda que, desde finais de 2021, já assistimos a três dissoluções, culpando o Governo, a oposição e o Presidente da República. E defende que este ‘é o momento dos partidos mais responsáveis porem em ordem estas tentativas de destabilização política permanentes’.
Ministro admitiu que “o nível de incerteza é muito grande e a zona euro tem sido muito afetada por essa incerteza”
Finanças pretendem que o impacto seja o “mais limitado possível”, em especial nas declarações entregues através de IRS automático.
Em 2023, o valor total do IMI arrecadado foi de 1.562,8 milhões de euros.
As conversações dos últimos dias em torno da aprovação do orçamento e as divergências económicas dos três partidos mostraram que não existe uma base comum suficiente.
Governo aprovou um suplemento às pensões que será pago em outubro, antes da discussão do OE. Economistas dizem que Montenegro quer fazer pazes com pensionistas e pôr fim à ideia de cortes de Passos Coelho.
Fernando Medina terá imposto a José Furtado uma “transferência extraordinária de 100 milhões de euros no último dia útil de 2023
O Executivo espera também “fazer algumas reformas no mercado laboral”
Défice voltou a agravar-se em abril, mas medidas anunciadas pelo Governo representam despesas extra. César das Neves diz que não há dinheiro para tudo e aponta para agravamento das contas públicas.
O objetivo é que estas informações sejam disponibilizadas aos deputados antes de o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública
Inflação responde por “mais de metade” da redução do rácio da dívida, alerta o Conselho das Finanças Públicas