Alguns dos maiores nomes da representação foram chamados ao longo das décadas a mergulhar no mito, tentando beliscar a pele e trazer-lhe algum tom humano, mas a dificuldade está no facto de o próprio Churchill ter sabido aliar os seus instintos políticos a uma forma de encenação insuperável
No Bétis ficou O Mito Supremo. Luis Del Sol era um ciclone sobre o relvado de Villamarín
O Elvas, uma das surpresas da Taça de Portugal, nasceu da fusão entre Benfica e Sporting
Depois de Lillie Langtry e Peaches Browning, ZaSu Pitts é a protagonista do terceiro capítulo da série ‘Estrelas Perdidas’ da Luz. O nome, inventado pelo pai, juntava as letras dos nomes das tias, EliZA e SUzan. E ZaSu foi uma rapariga feliz e uma atriz famosa do tempo do cinema mudo
«Diz-se que ter uma casa japonesa antiga é como criar um filho. Tem de se estar constantemente a comprar-lhe novas roupas.»
Gabriel García Márquez foi, dos grandes escritores universais, o que mais falou sobre futebol
Um Rei que ‘trabalha loucamente e que dedica atenção a cada papel’, um ‘homem supercurioso que passa as suas paixões aos outros’. Nesta segunda parte da conversa, o autor da biografia El-Rei Eclipse fala-nos do final do longo reinado de D. João V, um monarca ‘pré-iluminista’ que nunca saiu de Portugal.
A neutralidade de Portugal durante a Segunda Guerra foi vista com bons olhos pelo estadista britânico. Mas as relações quase azedaram por causa dos Açores, e chegou mesmo a haver um plano para derrubar o ditador de Santa Comba.
Winston Churchill faleceu há sessenta anos, mas o seu legado desafia o tempo. Num período em que a Europa está em crise, a obra do estadista continua a servir de inspiração para vários líderes mundiais.
Andou a peneirar os manuscritos e as fontes diplomáticas da época e fez um retrato do Magnânimo bem diferente do que lhe costumam pintar. Em entrevista, de que publicamos a primeira de duas partes, o investigador fala de um Rei amado pelo povo, mulherengo, dado a acessos místicos e muito trabalhador.
É fácil apaixonarmo-nos por ela. Tem florestas densas e verdejantes, flores que – em uníssono – pintam um quadro de todas as cores, paisagens deslumbrantes, o mar que se mistura com a terra, uma gastronomia rica de tudo aquilo que cresce nos campos, o famoso vinho da Madeira…
Era tão viciado no drible que Bella Guttmann o multava por cada finta desnecessária
Croesus, o Rei da Lídia, tinha um fortuna tão grande que a apresentou ao sábio Solon, gabando-se da enormidade. Azar o dele. Recebeu uma resposta desagradável. Em seguida, os persas reduziram-no ao mínimo denominador comum da pobreza. O que não significa que não tenha ficado para a História
Pagão era o símbolo da leveza, frágil e com pés suaves como uma estola de vison, ou assim…
A paixão entre uma militante comunista e um inspetor da PIDE nunca foi compreendida em nenhum dos lados da barricada. O PCP não percebe o que se passou, e as várias polícias secretas que atuavam no Ocidente nunca desvendaram o enigma. Mas uma coisa parece certa: Carolina não deixou de ser comunista até à morte.
Árvores decoradas, ruas iluminadas, centros comerciais a abarrotar e montanhas de presentes. Peru, bacalhau, sonhos, rabanadas e filhoses… A festa da abundância tem na origem o expoente máximo da simplicidade e do despojamento.
Pertenceu às Juventudes Comunistas, foi trabalhar em Moscovo onde entregou a filha bebé aos cuidados do PC soviético, militou na Guerra Civil de Espanha, regressou a Portugal, sendo ajudada por Álvaro Cunhal. Muito bela, virou a cabeça aos homens.
Benjamin não se enganou: na Europa que nasceu depois de 1914-18, não há propriamente um renascimento pós-guerra, mas uma galvanização
Um dos mais sádicos de todos os nazis, alcoólico irreversível e consumidor de drogas, raptava crianças (meninos e meninas) com as quais mantinha relações sexuais para as matar em seguida. Também tinha um gosto especial por cadáveres