Tricia McLaughlin, secretária-adjunta do Departamento de Segurança Interna, revelou que os agentes federais abordaram uma carrinha com dois homens indocumentados na cidade de Glen Burnie, no condado de Anne Arundel
Ações de controlo no aeroporto de Lisboa revelam uso de documentos falsos e irregularidades na permanência em Portugal
Tribunal recusa escutas não transcritas e conclui por inexistência de indícios contra agentes da PSP e GNR. Seis outros arguidos ficam com medidas de coacção por tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal.
“O ritmo e a escala das mudanças desestabilizaram as comunidades. Está a tornar o nosso país um lugar mais dividido”
Uma política de imigração inteligente não acaba na fronteira. Deve ser discutida, e concebida, por gente adulta e comprometida com o bem comum, com uma visão global e adulta
Novas regras para reagrupamento familiar, exigindo em regra dois anos de residência legal para solicitar a vinda de familiares, com exceções para menores, cônjuges com filhos em comum e outros casos especiais.
As negociações entre PSD e Chega prolongaram-se madrugada dentro e até à última. Montenegro falou ao telefone com Ventura na véspera, à noite. E a nova Lei dos Estrangeiros acabou aprovada como o Governo queria.
“Que fique também claro que o texto que eventualmente será aprovado hoje nos parece suficiente, mas reconhecemos desde já que temos de ir mais longe para efetivamente conseguirmos regular a política migratória”, disse Cristina Rodrigues.
Proposta, do PSD e do CDS, mantém o prazo de dois anos de residência válida para pedir o reagrupamento familiar.
A imigração voltou a ser tema quente no primeiro debate quinzenal da nova sessão legislativa.
Bancada do PSD considera que novo texto “acomoda todas as observações do Tribunal”.
Imigração, saúde, educação ou incêndios são grandes dossiês que têm colocado o Governo debaixo de fogo nos últimos 100 dias. Juntam-se grandes mudanças em cima da mesa, como a Reforma do Estado ou da Lei Laboral.
Várias normas foram consideradas inconstitucionais, embora decisão não tenha sido unânime: diferença foi de nove – cinco. PR devolve diploma ao Parlamento.
Marcelo manifestou dúvidas e o Governo esclareceu. Agora, o Presidente aponta falhas aos dados do INE. Solução? Antecipar o censos de 2031. Número de imigrantes inundaram serviços públicos.
IL mudou de posição e absteve-se numa das votações.
Votação tem aprovação assegurada pela direita.
Nas redes sociais Rita Matias revelou nomes e apelidos de crianças imigrantes numa escola portuguesa. Perante a polémica, a deputada do Chega diz que se tratou de um ato político em defesa dos portugueses que trabalham.
No momento em que leva propostas para alterar as leis da imigração ao Parlamento, o Governo prefere que a discussão se faça sem números e evita revelar os dados ¬ sobre os pedidos de nacionalidade atualmente pendentes.