Ao contrário dos senadores costistas, a maioria das bases do PS está do lado de Pedro Nuno Santos na viragem de posição quanto às políticas de migração. ‘Se estivéssemos no poder, não gerava tanta celeuma. Na oposição, há sempre opositores internos’, assume um líder distrital do PS.
Logo nas primeiras horas, o novo Presidente remodelou por completo a política de imigração. Na política externa, reclama os louros do cessar-fogo em Gaza e já ameaçou Vladimir Putin com sanções
“Vai ao arrepio de tudo aquilo que é a nossa visão, do PS, há 30 anos sobre o que deve ser uma política de integração de imigrantes”, considera a eurodeputa socialista.
Bloquista reagiu às palavras do primeiro-ministro sobre manifestações de sábado e acusou-o de estar de ter “cadeia de valores distorcida”.
As perceções erradas esclarecem-se, não devem ser alimentadas e o populismo é que deve ser encostado à parede.
O ex-ministro da Educação admite que atualmente “muitos miúdos chegam à escola com dificuldades no domínio da língua” e que isso é um problema que tem de ser muito bem avaliado e trabalhado: “Não se pode dar um problema escrito de Matemática em português porque não percebe a língua”.
A questão da imigração não é um problema moral, mas, antes, um problema de políticas públicas.
Alemanha, França e Itália implementarão controlos fronteiriços e novas restrições aos pedidos de asilo. Países Baixos vão introduzir fronteiras terrestres. “UE pode estar a perder a capacidade de ter uma política migratória comum”, assume o especialista em assuntos europeus Paulo Sande.
Homan foi diretor interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla inglesa) entre janeiro de 2017 e junho de 2018
Depois das novas regras para os TVDE, PSD quer revisitar as regras para atestados de residência a imigrantes. Agenda do Chega? Nem pensar dizem os social-democratas.
Segundo fontes citadas pela reportagem, Musk só obteve uma autorização de trabalho nos EUA por volta de 1997.
“Vamos fazer uma grande manifestação com uma concentração e jornada de luta em frente à Assembleia” da República, disse à agência Lusa o dirigente da maior associação de imigrantes do país, com 150 mil associados e quase 200 nacionalidades, Timóteo Macedo.
Vários países da União Europeia apelam a uma mudança de paradigma no que à imigração diz respeito. Países nórdicos fecham-se e Meloni serve de exemplo para os restantes Estados-membros.
Só o Chega, sozinho, votou a favor.
“Não diria que há influência da extrema-direita, acho que há uma preocupação de todos os Estados-membros em poder cumprir o Pacto de Asilo e Imigrações e, naturalmente, em poder ter procedimentos que contribuam para a regularização dos fluxos migratórios”, disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas.
Discurso de Carlos Moedas no 5 de outubro está em linha com posição de Durão Barroso. ‘Os europeus não querem muito mais imigração’, disse o ex-presidente da Comissão Europeia.
Uma socióloga portuguesa descobriu a ‘cura’ para a criminalidade: basta trazer imigrantes que os níveis de criminalidade descem consideravelmente. Está ao mesmo nível daqueles que defendem que a criminalidade é um exclusivo dos migrantes…
A Polícia imobilizou os dois jovens, que foram detidos.