José Cabrita Saraiva


  • Portugal servido numa travessa

    Maria de Lourdes Modesto fez uma preciosa recolha dos saberes e sabores de Portugal antes de serem levados «pelas incursões bárbaras do progresso». Cozinha Tradicional Portuguesa é um verdadeiro tesouro nacional. Com um preço a condizer.


  • Biblioteca Pessoal: A santíssima Trindade

    A ação combinada da pressão imobiliária e da pandemia expulsou do Chiado um dos santuários da cultura lisboeta.

    Biblioteca Pessoal: A santíssima Trindade

  • Sobre a génese da Fundação Oriente. Resposta ao artigo de opinião do cronista João Lemos Esteves

    Foi com enorme perplexidade que tomámos conhecimento de que, no artigo de opinião do cronista João Lemos Esteves publicado no jornal Nascer do Sol do passado dia 1 de janeiro de 2021, intitulado “EUA/Portugal: que Lacerda Machado nem pense em passar informações ao Partido Comunista Chinês!”, é feita uma alusão à Fundação Oriente como fazendo parte da…

    Sobre a génese da Fundação Oriente. Resposta ao artigo de opinião do cronista João Lemos Esteves

  • Biblioteca Pessoal: Encantamento em cada página

    Mais do que o enredo, penso que era a sua capacidade para criar atmosferas que verdadeiramente apaixonava o leitor.

    Biblioteca Pessoal: Encantamento em cada página


  • Um Spielberg mais novo – e mais estúpido

    Existe decididamente algo de absurdo em ver o mesmo filme várias vezes quando há tantos outros que gostaríamos de ver e nunca vimos. Um dia, quando aluguei o Cinema Paraíso pela terceira vez, a empregada perguntou-me se queria mesmo levá-lo, uma vez que já o alugara antes. Não só o levei como mais tarde comprei…

    Um Spielberg mais novo – e mais estúpido

  • As duas vidas de Manoel de Oliveira

    Contaram-me em tempos que certo dia Manoel de Oliveira foi ter com um responsável político da área da cultura para lhe pedir apoio para fazer os seus filmes. O político ficou muito espantado, pois o cineasta já estaria na casa dos oitenta. Era preciso ser muito optimista para ter ainda tantos projectos! Imaginando que provavelmente…

    As duas vidas de Manoel de Oliveira

  • A nova meca dos gourmets

    Nos dias que correm, os fins-de-semana que começam com uma visita ao mercado têm para mim um sabor especial. Adoro sair de casa ao sábado de manhã para comprar as melhores hortaliças e respirar a plenos pulmões o aroma de fruta madura. Ao ver as bancas repletas com toda a sorte de peixes frescos, fico…

    A nova meca dos gourmets

  • Um pouco menos de individualismo

    Os leitores de CD tinham chegado há pouco tempo ao mercado. Eu teria perto de dez anos e recordo-me bem do fim-de-semana em que o programa da família, depois de termos adquirido o aparelho, foi ir à loja da Valentim de Carvalho em Cascais, um espaço moderno e irreverente desenhado por Tomás Taveira, para comprar…

    Um pouco menos de individualismo