O que é claro, disse o general, é que a NATO como um todo deve expandir as capacidades militares das suas forças armadas
O exercício “CELULEX”, que se realiza anualmente desde 2012 no âmbito da NATO, tem “gerado uma crescente atratividade” junto de outros países aliados.
Sucede a Jens Stoltenberg que esteve dez anos no cargo.
O mundo tornou-se um lugar perigoso. Aos conflitos na Europa e Médio Oriente junta-se a ameaça da eleição de Trump nos EUA.
“Precisamos de continuar a providenciar à Ucrânia o equipamento e munições de que precisa para defender-se”
Foram estudados os registos de saúde eletrónicos de mais de 18 mil doentes norte-americanos. No entanto, o Mounjaro foi comparado ao Ozempic: e não ao Wegovy, que também é composto por semaglutida mas em doses mais elevadas.
O objetivo é que Portugal assuma o seu papel de “membro efetivo” da NATO não só no plano político, diplomático, mas também do esforço militar.
“Constatamos que os nossos adversários na Europa e nos Estados Unidos não são partidários do diálogo. E, a julgar pelos documentos adotados na cimeira da NATO, não são partidários da paz”, disse Peskov.
“Esses aviões voarão nos céus ucranianos neste verão para garantir que a Ucrânia possa continuar a defender-se eficazmente contra a agressão russa”, acrescentou.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro português participará no jantar oferecido pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, aos chefes de Estado e de Governo que estarão na cimeira da NATO.
Deverá iniciar funções no dia 1 de outubro.
Com o apoio da Roménia, Rutte vai assumir a chefia da aliança atlântica.
Os aliados já acordaram que Rutte será o substituto do norueguês Jens Stoltenberg na liderança da Aliança Altântica.
“A disponibilidade de Portugal é imediata”, disse o ministro da Defesa, Nuno Melo.
O MIM-104 Patriot é um sistema de defesa antiaérea de fabrico norte-americano utilizado pelos EUA, Alemanha, Israel, Países Baixos, Turquia e outros países. São produzidos nos EUA, mas a Alemanha e o Japão têm licenças para produção.
Informação foi avançada por Paulo Rangel, em Bruxelas.
O responsável da Aliança Atlântica referiu que que “os aliados europeus providenciam militares de classe mundial, vastas redes de inteligência e influência diplomática”.
O custo da ampliação da base militar Mihail Kogalniceanu, na costa do Mar Negro é de cerca de 2.500 milhões de euros, e prevê-se que esteja concluída em 2030.
Sobre os Balcãs, Stoltenberg disse que a NATO apoia “firmemente” a integridade territorial e a soberania da Bósnia-Herzegovina e pediu aos líderes políticos que trabalhem para a unidade