Os preços das casas e dos terrenos têm aumentado nas zonas envolventes ao novo aeroporto, mas ainda será cedo para dizer se está relacionado com o anúncio da infraestrutura.
“O encontro formaliza mais um passo no cumprimento dos compromissos do contrato de concessão com a ANA, com vista ao desenvolvimento dos trabalhos preparatórios para iniciar a construção do Aeroporto Luís de Camões”, diz um comunicado do ministério, enviado às redações.
Depois das eleições Montenegro estará habilitado a intervir e António Costa mais Pedro Nuno têm a bomba nos braços. Qual bomba?
Em 2007, o SOL noticiou que o LNEC apontava Alcochete como melhor opção para o novo Aeroporto. 16 anos volvidos, a comissão independente voltou a apontar na mesma direção.
A gestora aeroportuária mostrou-se disponível para ficar “à disposição do Estado Português para partilhar o seu conhecimento das problemáticas complexas deste setor e implementar a solução que será objeto da sua decisão”
Alcochete e Vendas Novas são as duas soluções viáveis para a CTI. Mas a primeira destaca-se pela segurança aeronáutica, conectividade e desenvolvimento económico e investimento público e modelo de financiamento.
Nove opções em cima da mesa.
“Temos todas as condições para ter aqui, de facto, um estudo sério que é o que se pretende”, afirmou o ministro.
Maria do Rosário Partidário garante que avaliação da Comissão está dentro dos prazos previstos, mas especialista Pedro Castro aponta para derrapagem de, pelo menos, meio ano.
Comissão Técnica pode vir a estudar outra propostas além das cinco agora anunciadas.
“Todos precisamos de ter a solidez científica e técnica que conforte uma decisão que será sempre política”, afirmou António Costa.
‘Há várias loucuras que nos têm tentado vender sobre novo aeroporto, vão de Beja a Monte Real, passando por Alcochete, Montijo, e Ota. Já gastámos muitos milhões de euros em estudos que teriam sido melhor gastos na remodelação capaz da aerogare’, defende João Soares.
“Eu não sei sequer se o ministro está sintonizado com o primeiro-ministro, António Costa. Não era a primeira vez que aparecia em público precisamente ‘dessintonizado’ e, portanto, não vou estar a responder ao ministro das Infraestruturas”, disse líder do PSD em resposta às críticas de Pedro Nuno Santos.
Vereadores comunistas vão sugerir a desativação faseada do aeroporto de Lisboa, alegando que não é compatível com as necessidades da cidade.
“Parece que Luís Montenegro não vai ser muito diferente” de Rui Rio, disse Ventura.
Em mais de três horas e meia de reunião, “como é dever do Governo”, foram transmitidas ao líder da oposição “informações tão pormenorizadas quanto possível”.
Nem o líder social-democrata, nem António Costa, prestaram declarações aos jornalistas depois da longa reunião.
Polémica com António Costa altera agenda do ministro.
Comunistas defendem Alcochete e criticam Executivo.