Ex-governante diz que declarações sobre défice são fruto de “inaptidão técnica” do atual ministro das Finanças.
Miranda Sarmento fala em défice de 600 milhões de euros nos primeiros três meses de 2024.
O ainda ministro da Administração Interna salientou a importância de honrar o compromisso com o Orçamento do Estado já aprovado.
Alerta é do Fórum para a Competitividade que diz ainda que a probabilidade de uma recessão técnica no 2.º semestre de 2023 recuou, “mas o crescimento em 2024 deve ser modesto”.
Documento final contempla mais de 200 propostas de alteração, a maioria das quais, do PS.
Rui Tavares admite que chegou a ponderar votar contra.
Votação final global dá início marcada para dia 29 de novembro.
Protesto começa pelas 16h00, junto à residência oficial do primeiro-ministro.
‘São de esperar mais medidas eleitoralistas como a que aconteceu com o IUC’, diz César das Neves. Ferraz da Costa admite que o atual ‘era já de si bastante eleitoralista’. Economistas à espera do Retificativo.
Os comunistas destacam o passe social a 20 euros, medicamentos gratuitos para as pessoas com mais de 65 anos, bem como para doentes crónicos, o fim do pagamento de portagens nas ex-SCUT e também a possibilidade de reforma, sem penalizações, para quem tenha 40 anos de descontos.
“É preciso ter alguma calma, é preciso aguardar e que todos assumam bem as suas responsabilidades neste momento, todos os responsáveis políticos”, alertou Nazaré da Costa Cabral.
Publicação diz ainda que “um Governo demissionário pode continuar a tomar algumas decisões de gestão de quotidiana ou de resposta a situações de necessidade”.
Maioria socialista foi suficiente para viabilizar a aprovação na generalidade da proposta do Orçamento do Estado. Aumento do IUC no olho do furacão, levou PSD a avançar com proposta.
Sociais-democratas estão contra as novas regras de tributação do IUC para os veículos de matrícula anterior a 2007.
Proposta regressa ao plenário no dia 23 de novembro, para ser discutida na especialidade.
O sindicato também anunciou uma manifestação nacional em Lisboa, no dia 18 de outubro.