A concessionária Brisa explicou que “existem casos de portagem que apresentam uma variação inferior à média, ou mesmo, nula, sendo que, noutros casos, as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média, por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores”.
Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, defende que a decisão do executivo pretende repor “justiça territorial” no interior.
Medida entra em vigor em janeiro de 2024 e vai abranger as autoestradas A23, A24, A25, A22, A4 e Túnel do Marão, A13 e A13-1.
Abolição será analisada no final das concessões.
Chefe de Governo prometeu intervir para que não haja um “aproveitamento” da inflação.
Conte com um aumento generalizado de preços: alimentação, transportes, comunicações e imobiliário. Saiba o que muda.
As taxas de portagem nas autoestradas geridas pela Brisa vão aumentar em média 1,57% no arranque do próximo ano.
Há modalidades que vão deixar de existir e será criada uma opção só para portagens. Objetivo é ‘simplificar a oferta’. Deco Proteste diz que ‘contestação dos consumidores já se faz sentir’.
Ministra sublinha impacto financeiro da medida, proposta pelo PSD e aprovada na AR no âmbito do Orçamento do Estado.
O Tribunal Constitucional decidiu a inconstitucionalidade da norma que negava direito aos proprietários para se defenderem da acusação de passarem numa portagem sem pagar.
Os descontos nas portagens na A22, A23, A24 e A25 começam já a 1 de janeiro e nas concessões da Costa de Prata, do Grande Porto e do Norte Litoral a 1 de julho do próximo ano, no âmbito do OE2021.
Dirigente quer que medida seja aplicada nos próximos seis meses. “Se estamos a confinar, se há menos receita direta e indireta daquilo que é o produto de uma matéria que vai para os cofres do Estado, [o Governo] que suspenda [o pagamento de portagens] e ajude os portugueses”, diz o presidente Pedro Machado.
Em causa estão as condições em que se encontram o IP3 e a A14.
Declarações de Catarina Martins no Porto
Saiba quais as autoestradas do país com mais automóveis
A Brisa aconselha os condutores que circulam na A1 a sair da autoestrada para a Estrada Nacional 1, no nó da Plataforma Logística, ao quilómetro 29.
Projetos tinham como objetivo acabar com as portagens em várias autoestradas