Poucos gostam da Escola tal como está: não só os alunos, mas também os docentes, o pessoal não docente e até os pais
Queixosos estimam pagamentos indevidos superiores a 20 milhões de euros por ano na Educação Especial. Há mais docentes sob suspeita, contratados externamente pelas escolas
A falta de professores é um problema sentido pelas escolas há já vários anos, em grande parte devido ao envelhecimento da classe docente, que se aposenta e que não é substituída ao mesmo ritmo
“Temos mesmo que encontrar uma solução para estes quatro mil professores que todos os anos se vão aposentar ao longo das próximas duas décadas”
O valor do apoio varia entre os 150 aos 450 euros
Os dados confirmam que as dificuldades no recrutamento de professores se mantêm sobretudo nas zonas de Lisboa – 20 escolas com mais de 10 pedidos de horário – e na Península de Setúbal – cinco escolas na mesma situação
No mesmo período do ano passado, o número de estudantes afetados rondava os 92 a 93 mil, o que evidencia um agravamento da situação.
Ano letivo arranca no final desta semana para 1,6 milhões de crianças e jovens.
Primeiro dia de congresso ficará também marcado pela presença da Embaixadora da Palestina em Lisboa, uma das oradoras convidadas .
‘Precisamos de um modelo de gestão da escola pública muito mais uniformizado e eficiente’, diz estudo
O estudo “Necessidades de Professores: deficit ou ineficiência na gestão da oferta de ensino?”,salienta que a situação “representa um desperdício de recursos, sobretudo de professores e de dinheiros públicos”.
“Vai haver uma greve a partir do dia 10 de fevereiro a estas provas-ensaio, a todo o seu serviço, seja de aplicação, vigilância, supervisão ou de qualquer serviço associado”
Atuais estatutos da carreira do pessoal docente do ensino superior politécnico e da carreira docente universitária geram diferenças entre os professores dos dois subsistemas
O Governo vai dando alguns passos com os sindicatos mas ainda é alvo de muitas criticas. A crise entre professores e Estado vai sendo resolvida em pequenos passos. Um dos maiores desafios é recrutar professores.
Em causa estão as reuniões negociais realizadas no dia 27 de dezembro.
Raízes quadradas, derivadas, orações subordinadas… Valerá mesmo a pena matar a cabeça a empinar tudo o que é exigido? E o que fica dos milhares de horas consumidas na sala de aula?
Em cima da mesa estão o regime jurídico da habilitação profissional para a docência e o regime jurídico da formação contínua.
Fernando Alexandre frisou que “temos quase 300 lugares preenchidos precisamente nessas escolas carenciadas”.
“Nós estamos empenhados em ser transparentes, verdadeiros, em poder ter, de forma tranquila e serena, uma abordagem com critérios de rigor”