O presidente da APREN lamenta que, muitas vezes, as energias renováveis sejam usadas como ‘bode expiatório’, como aconteceu no caso do apagão. E aponta o dedo à elevada carga fiscal aplicada ao setor.
Mercado ibérico de eletricidade trouxe preços mais baixos, mas segundo especialistas ouvidos pelo i, também revelou maior dependência portuguesa face a Espanha. Por cá, a produção está na sua maioria assente nas renováveis e tem vindo a aumentar.
Armazenamento de energia e o desenvolvimento de uma infraestrutura adequada de transmissão são vitais para evitar apagões ligados aos períodos de ausência de geração de energia solar
“Como primeiro passo, a Velto concluiu a aquisição de uma carteira de projetos fotovoltaicos e eólicos com uma capacidade total de aproximadamente 130 MW [Megawatts] em França e os parceiros esperam adquirir 400 MW em Espanha e Portugal nas próximas semanas”
O futuro da energia passa pelas renováveis, que ganham cada vez mais destaque. E Portugal é um bom país para a sua produção, segundo a Greenvolt. Mas há quem fale em grandes entraves nas licenças.
Poupança chegou até aos 30 mil euros no caso dos consumidores não-domésticos, revela APREN.
Catarina Martins confronta Costa com taxa das renováveis
Portugal mas tem de resolver “a sustentabilidade financeira do sistema elétrico nacional”
Média da UE fica-se pelos 16,4%
O “The Guardian” fez uma lista dos 12 maiores acontecimentos na ciência. As energias renováveis portuguesas estão em 3.º lugar.
O gás natural e as renováveis serão os grandes vencedores da corrida de resposta à crescente procura – aumento de 30% em todo o mundo – de energia até 2040.