A medida foi rejeitada com os votos contra do PSD, Iniciativa Liberal, CDS-PP e Chega e abstenção do PS e PCP, contando apenas com o apoio do Livre e do PAN.
Apenas 35 de 128 escolas inquiridas limitaram ou proibiram uso do telemóvel.
No inquérito, o qual responderam 128 direções escolares, foi “frequente a afirmação de que a questão (dos telemóveis) está em processo interno de análise, de auscultação, de planificação
‘Menos Ecrãs, Mais Vida!’ é o nome do movimento que esteve reunido com o Ministério da Educação na segunda-feira. E promete não dar tréguas na luta pela proteção das crianças.
A decisão, está, atualmente, nas mãos dos diretores
A tecnologia está a transformar as crianças em ‘cretinos digitais’, argumenta o neurocientista francês. E ferramentas como o ChatGPT podem a prazo transformar-nos em ‘gado descerebrado’.No seu mais recente livro, Michel Desmurget apela: Ponham-nos a ler!
Pode usar o telemóvel para comprar os mais variados produtos ou serviços, sem necessitar de sair de casa, apenas à distância de um botão. Há aplicações para todos os gostos e preços.
Um em cada cinco portugueses está em risco de desenvolver dependência do telemóvel, segundo um estudo da NOVA IMS. O problema afeta particularmente os jovens adultos.
O smartphone amplia as nossas capacidades, permite-nos chegar mais longe e mais depressa. Mas também tem o seu reverso. Sem ele ficamos perdidos e desorientados, não sabemos que horas são nem o que vestir, o que fazer ou para onde ir.
Desde que Joe Biden assumiu a presidência norte-americana, nunca se tinha realizado nenhum processo contra a gigante tecnológica.
No Colégio Senhora da Boa Nova, o uso de telemóveis é proibido. A diretora pedagógica, Cristina Sargento, explica ao i o que está em causa, assim como a psicóloga Lourdes Caraça, uma das autoras do estudo ‘Scroll. Logo existo!’.
O psicólogo recomenda o uso do telemóvel a partir dos 10 anos e do smartphone a partir da adolescência. Os pais devem ter poder de supervisão, mas não de policiamento.
Centenas de queixas registadas, a maioria diz respeito a comunicações móveis.
Fiscalizados quase 48 mil carros.
Nos recreios temos alunos que não se mexem, não brincam, não imaginam, não criam, não jogam, nem convivem…
“A decorrer entre os dias 28 de novembro e 04 de dezembro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução”, diz a nota.
Há crianças que passam os dias em frente a ecrãs e até durante a refeição têm o ecrã à frente do prato…
João Costa acredita que o telemóvel é também um recurso didático, preocupando-o, no entanto, o aumento de “algumas questões de segurança e de ciberbullying”.
Joana Mortágua, deputada do BE, em conferência de imprensa, esta sexta-feira, apresentou duas iniciativas legislativas, considerando que a petição “VIVER o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!” é uma “belíssima oportunidade para se poder discutir o uso saudável da tecnologia nas escolas”.