Blogue

O dia-a-dia da semana visto por Marcelo Rebelo de Sousa.

quinta 3 e sexta 4

ainda berlim, mendes, santana e rio

ainda merkel. euforia nas hostes socialistas após o encontro de ontem em berlim. a mera ideia de adiamento aumentou o moral…

antónio costa. veio reforçar esse speed emotivo. ao anunciar a sua recandidatura a lisboa para 2013. como quem diz ‘sócrates forever’, na expressão simbólica de bettencourt sobre paulo bento.

juros. menos eufóricos do que o ps. acima dos 7%. ainda não estão convencidos muitos credores de portugal…

marques mendes. veio relembrar ‘arma orçamental’ de integração de fundos de pensões da banca (depois do fundo da pt) para reduzir o défice. lá mais para diante. quando der jeito ao governo.

oposição ficou mortiça com a reunião de berlim. como se esperasse outra coisa…

santana lopes. nova seta em passos coelho e no psd actual. a alimentar o incómodo dos laranjinhas cada vez que pensam que sócrates se está a ‘safar’ por mais uns tempos.

rui rio. a pegar no mote de alberto joão jardim da mudança de regime. e a aparecer mais. por causa das coisas…

ensino. oposição questiona diploma do governo com reorganizações curriculares para cortar despesas. com razão pedagógica. mas, no caso do psd, sem razão bem explicada quanto à manutenção de despesas sem compensação. espertamente, o cds absteve-se…

assis. já a preparar o próximo pec, namorando o psd para viabilizar. em entrevista a maria flor pedroso. ps não brinca em serviço…

pcp. domingo celebra 90 anos. e já anunciou que estará na manif jovem de dia 12. claro. nada como aproveitar e tentar canalizar energias novas para a causa de sempre.

sondagem. direita desce. psd lidera mas longe da maioria. eurosondagem contribui, objectivamente (que não de modo intencional) para tornar mais róseo o fim de semana socialista.

angola. manifestação marcada para o próximo dia 7. um teste para medir a dimensão e o peso da nova oposição jovem urbana, não enquadrada em partidos. de que eu falava nas revistas tabu e caju do sol de há 15 dias. teste, também, à capacidade de antecipação evolutiva do poder do mpla…

sábado 5 e domingo 6

rating de lixo, público e rtp

fenprof. também se concentra no dia da manif. a 12 de março. no campo pequeno. mais um sinal de que é útil usar a energia jovem para alimentar algumas causas político-laborais.

rating de lixo. da standard & poors. para as empresas parpública, refer, cp e metro. há milagres que nem todos os encontros de berlim conseguem fazer…

freitas do amaral. bom artigo na visão acerca da flad e de rui machete. sereno, informado, justo.

fc porto. soma e segue: 20.ª vitória em 22 jornadas. parece já quase inevitável o título na liga. será assim?

urbanos. reunião anual do grupo urbanos. mais de trezentos colaboradores de todo o país. projectos ambiciosos, óptimo clima humano, prémios distribuídos com entusiástico aplauso, jantar divertido. um fim de tarde e uma noite enriquecedores.

angola. antecipação do mpla. com manif ontem. muito grande. reacção mais inteligente do que a ideia da linha dura de proibir manif alheia…

jardim. só hoje vi, gravada, intervenção na tvi 24. promessa de notícias semanais e, logo no dia seguinte, apoio à manif de 12. imparável… ninguém diz que esteve acamado, semanas atrás, do coração…

cónego otero. condecorado com a ordem de isabel a católica. josé carlos fernandez otero. capelão da comunidade espanhola. e um jornalista galego de sucesso. além de um amigo de verdade. lá estive no momento do justo reconhecimento.

portagens. manifestação anti-sócrates na guarda. em pleno périplo de campanha, que também cobriu amarante e lamego. manifestação com aspecto de mão do pcp. mas a que sócrates respondeu atirando a bola para o psd. fraca resposta…

obras públicas. garante antónio mendonça enormes investimentos no sector. campanha pré-eleitoral? ou mais um deslize em tempo de crise financeira? quase uma semana depois, ainda ninguém é capaz de entender…

público. já 21 anos de vida. e a lembrança do que trouxe de mudança ao panorama jornalístico nacional. designadamente, em investigação, política interna e externa e cultura. além de educação. e a esperança de renovação acrescida em breve.

nuno santos na rtp, outra vez? seria uma surpresa total. e traria ainda mais emoção à compita que se adivinha entre tvi e sic, juntando rtp a esse confronto…

segunda 7

festival, insatisfação e sp. braga a brilhar

homens da luta venceram o festival da canção. sem poemas de ary nem interpretações de tordo. mas com clima de insatisfação, indignação, e mesmo revolta. um sinal do tempo.

insatisfação. é dizer pouco do que está a mobilizar gente nova para a manif de dia 12. se eu não tivesse deslocação fora, por razões académicas, iria, muito provavelmente, testemunhar esse momento e tentar entender melhor o seu possível significado político para o futuro mais imediato.

tvi. josé alberto carvalho e judete sousa apareceram, de surpresa, com bernardo bairrão e mariana borges de sousa. ontem, na tvi. embora só entrem formalmente no início de abril. uma boa surpresa. e uma cavaqueira de quase uma hora, em pleno estúdio. com todos eles, júlio e a sempre operacional maria josé nunes, que completa o trio vindo da rtp.

recordações de josé alberto, como director de informação e como pivot em tantas noites eleitorais (e não só). de judite, durante anos, semana sim semana não, no telejornal de domingo, antes das escolhas de marcelo. de maria josé, na campanha do mundial na alemanha, em 2006, num périplo frenético, que envolveu carlos daniel, luís freitas lobo e o feroz trio de ataque da altura – antónio-pedro vasconcelos, jorge gabriel e rui moreira.

sp. braga. uma noite de luxo. que só vi gravada! e a prostração dos benfiquistas, afastados, de vez, do título. aliás, na sua esmagadora maioria, os meus amigos da luz reconhecendo com fair-play o mérito braguista.

semana agitada. hoje, mais de 700 quilómetros de automóvel, para ir dormir a alcalá de henares. uma hora a norte de madrid. amanhã, provas de doutoramento, com tese de que fui co-orieantador. e regresso a lisboa. para quarta e quinta loucas. e nova saída sexta e sábado! que semana de carnaval!

oito anos. num dia cinzento como este, há oito anos, morreu a nossa mãe. depois de um coma de semanas. com assistência de ventilador. três meses volvidos sobre a morte do pai. antónio, pedro e eu passámos a ser a geração mais velha. ficando para mim a posição do decano. quase uma década decorrida, a saudade dolorosa converteu-se numa saudade doce. mas nenhum de nós conseguiu preencher o vazio deixado pela forma devotada, calorosa e incondicionalmente apoiante como mãe e pai sabiam estar presentes na vida dos filhos e dos netos.

terça 8

doutoramento em espanha, portugal e juros a subir

el pescador. jantar, ontem. com o colega david duarte. membro do júri e condutor consciencioso. além de portista eufórico. madrid calma e restaurante tradicional. e óptimo em tudo menos no preço. um devaneio de segunda-feira de carnaval. depois, mais uma hora para alcalá. para o parador. o carnaval mais original da minha vida, a fazer trabalho académico…

doutoramento. júri hispano-lusitano na universidade de alcalá (na foto). enorme. ambiente caloroso. os orientadores assistem, mas não integram o júri. a prova dura quase três horas, entre apresentação da tese, depoimentos dos orientadores – sendo que a outra é espanhola –, perguntas do júri e respostas da doutoranda. a dissertação é sobre a evolução histórica de quatro prestigiadas revistas jurídicas portuguesas – as das faculdades de coimbra e lisboa, a revista de legislação e jurisprudência e o direito, respectivamente coimbrã e lisboeta. e ainda a análise bibliométrica das revistas de lisboa. autora e nova doutora com classificação máxima, ana maria martinho, bibliotecária da minha faculdade, com a qual reforcei, nos derradeiros quatro anos, laços de colaboração competente e amiga, como professor bibliotecário.

alcalá. depois, um almoço magnífico. no parador. oferecido, como é da tradição, pela nova doutora. e a oportunidade de comparar crises e estados de alma nacionais e académicos. de um lado, juristas portugueses. do outro, bibliotecários e arquivistas espanhóis. todos professores de faculdade. além da convidante – aliás, fluente no castelhano – e seu marido, o bastonário dos economistas, rui martinho.

comparação. espanha maior em tudo. na crise. nas pistas de saída. nas preocupações universitárias, como nos sonhos. mas, no geral, tempo difícil por toda esta europa do sul.

trânsito complexo. mais de uma hora de alcalá a madrid e na saída de madrid. um desespero!

trânsito nulo. entre a extremadura espanhola e o alentejo. e vice-versa. sinal de ausência de turistas nos dois sentidos. e de como tão necessário está a ser o tgv…

110 km/h. novo limite estabelecido pelo governo espanhol e que entrou em vigor ontem. os escassos automóveis que vimos, para lá e para cá, cumpriram rigorosamente o determinado. alguns até iam a 90km/h. parecia o regresso aos anos 60…

juros. ontem e hoje, subiram. os mercados querem sangue. se possível espanhol. até lá, portugal, irlanda e grécia batem recordes negativos. com o fmi a apanhar bonés em atenas e dublin.

quarta 9

posse dura para o governo

posse. jaime gama: discurso analítico, cuidadoso com a sua posição de presidente de órgão muito diversificado e buscando o correspondente equilíbrio. de- senvolvendo com lucidez a análise da situação da união europeia. cavaco silva: discurso na linha de anteriores intervenções, embora mais desenvolvido e incisivo, inesperado para muitos numa tomada de posse. globalmente duro para o governo, suscitando aplausos entusiásticos de cds e psd, por quatro ou cinco ocasiões e no final, e manifestações muito vivas de desagrado na bancada socialista. bem como compasso de espera de sócrates nos cumprimentos no final da cerimónia.

recepção. muita gente. com natural maioria de centro-direita. momento muito interessante para ouvir análises de governantes acerca do discurso acabado de ouvir. e que os tinha profundamente abalado, mau grado a aparência serena para efeitos de consumo público.

prémio da universidade de lisboa. para jorge miranda.votado, hoje, por unanimidade. um reconhecimento justíssimo de um notável perfil universitário, cívico e humano. entregue dia 21, em sessão que homenageará carmo fonseca e antónio lobo antunes. este com doutoramento honoris causa.

jantar com os meus colaboradores e os alunos do 2.º ano. no rodízio, campo pequeno. clima magnífico.

geração à rasca. manifs serão várias, por todo o país, e não apenas em lisboa. e, ontem, sócrates foi interrompido por elementos do ‘movimento’. curioso…

luanda. manif antipoder teve pouca adesão. e os 17 jovens presos há dias foram libertados. sinal de que luanda está a aprender o jogo democrático?