a deco – associação para a defesa do consumidor já recebeu este ano mais de 14 mil reclamações sobre o fornecimento do serviço essencial de electricidade.
as queixas recebidas pela deco estão sobretudo relacionadas com facturação excessiva imputada aos clientes, com dívidas cobradas fora do prazo e com problemas em electrodomésticos depois de falhas na energia, explicou ao sol fonte da associação. esta acrescentou que o número de queixas, apesar de ser «elevado», está num patamar idêntico ao de outros anos. o fornecimento de electricidade é o serviço público onde há mais queixas de consumidores (mais do que na água ou no gás, por exemplo).
parece queixa mas não é
quanto às queixas enviadas para o provedor do cliente da edp, podem não ser reclamações e sim pedidos de esclarecimentos, sublinha ao sol o provedor, luís valadares tavares. «melhorámos muito o sistema de acesso ao site da internet e em muitos casos as pessoas têm uma dúvida ou um problema e usam-no como um canal de comunicação», justifica.
valadares tavares refere que a liberalização do mercado energético suscitou dúvidas nos clientes, o que também terá levado a um aumento dos contactos com o provedor.
segundo os dados do relatório e contas, dos 1.519 pedidos de apreciação registados em 2012, 74% foram referentes a assuntos ligados com o fornecimento e leitura, facturação e/ou cobrança. segundo o documento, do total dos pareceres emitidos por luís valadares tavares, 35% davam razão ao cliente, 25% discordavam e 40% não mereceram parecer nem concordante nem discordante, dado que o assunto tinha sido entretanto resolvido.
luís valadares tavares foi convidado para o cargo de provedor do cliente em 2009, tendo o serviço entrado em funções na segunda metade desse ano. «nessa altura éramos pouco conhecidos e havia um fluxo reduzido de pedidos de apreciação, mas tem havido um aumento gradual», conta.
as alterações no site têm vindo a ser feitas de forma gradual e no início do próximo ano a empresa prepara-se para introduzir mais uma melhoria. «vamos apresentar um conjunto de casos-tipo, problemas frequentes, e vamos colocar um menu em que se apresenta o caso e se explica qual a forma de resolver o problema».
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joão.madeira@sol.pt