Seguro passa por Maria Barroso no Rossio

O encontro estava combinado. Maria Barroso veio ter com António José Seguro e Francisco Assis, numa esquina do Rossio, durante a tradicional arruada no Chiado, em Lisboa, que assinala o fim da campanha eleitoral socialista. Perante a ausência de Mário Soares, o encontro com a mulher do fundador do PS teve um especial significado. “Maria…

Seguro passa por Maria Barroso no Rossio

A arruada começou depois da hora prevista, por isso Seguro evitou outro encontro que não teria sido desejado mas bem podia ter acontecido. Nada menos que o Vítor Gaspar, o ex-ministro das Finanças, que passou pela aglomeração de socialistas em frente à Brasileira, deixando-os de boca aberta. Quase meia hora depois, Seguro, Assis e Costa, de braço dado, começaram a descer a Rua Garrett, rodeados por uma pequena multidão de apoiantes. Mais gente que na arruada de ontem da Aliança Portugal.

Seguro mostrou-se bem-disposto e à vontade nos contactos de rua, multiplicando-se em sorrisos e cumprimentos. A confiança do líder do PS nota-se também na relação com António Costa. O secretário-geral do PS apresentou Costa a um adepto do Atlético de Madrid, sentado numa esplanada, explicando-lhe que era o "alcaide" de Lisboa. Costa riu, encantado. Mais à frente, Seguro distribuiu cerejas pelos apoiantes e andou ele próprio de copo de cerejas na mão, comendo descontraidamente.

Descida pela Rua Garret, ao som de bombos e trompetes, houve uma hesitação em frente aos Armazéns do Chiado. Luís Bernardo, o célebre assessor de Sócrates, que agora trabalha com Seguro, apontava à esquerda, para a Rua do Carmo, mas Seguro e Assis resolveram virar à direita. Houve quem assinalasse a opção com um gracejo, mas o desvio ao trajecto tradicional pretendeu prolongar o percurso, que, pela Rua Nova do Almada e pela Rua de S. Nicolau alcançou a Rua Augusta.

Na principal artéria da Baixa de Lisboa foram várias as paragens para falar com apoiantes. Manuel Alegre e Almeida Santos, na cabeça do cortejo, eram também cumprimentados com frequência. Seguro satisfeito, batia palmas ao som da ‘Tia Anica de Loulé’. A arruada devia terminar no Rossio, mas Seguro resolveu fazer a pé o percurso, pela Avenida da Liberdade, até ao Cinema S. Jorge, onde discursará, como Assis, no comício de encerramento da campanha socialista.

Em matéria de encontros, a arruada ficou ainda marcada pela aparição do histórico militante Edmundo Pedro, em frente à Livraria Bertrand. E também foi notada uma figura do socratismo, Almeida Ribeiro, chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro e secretário de Estado de Sócrates, que veio dar um abraço a Pedro Silva Pereira, candidato na lista do PS.

manuel.a.magalhaes@sol.pt