Costa terá uma direcção ‘blindada’

Nem seguristas nem dirigentes do grupo parlamentar. A composição do novo Secretariado Nacional do PS mostra uma “blindagem” completa do núcleo mais restrito de António Costa, que será formado apenas fiéis do secretário-geral, deixando também de fora os pesos pesados do socratismo. 

Não há ex-ministros, há vários antigos secretários de Estados, e muitos autarcas, incluindo dois nomes da vereação de Costa na Câmara de Lisboa.

A ausência de elementos da equipa de Seguro foi uma das surpresas da noite de ontem, quebrando assim a "direcção de unidade", que era esperada pelo grupo de Álvaro Beleza. A exclusão de Vieira da Silva, vice-presidente da bancada, do grupo de quinze dirigentes também surpreendeu.

Na lista completa que hoje foi divulgada pela Lusa, e será votada no Congresso esta manhã, avulta o nome de Fernando Medina. O número dois e delfim de Costa na Câmara de Lisboa foi secretário de Estado de Sócrates. É o único que já tinha estado antes no Secretariado, os restantes catorze são estreias.

Luís Patrão, ex-chefe de gabinete dos primeiros-ministros António Guterres e José Sócrates, volta ao activo, integrando o órgão de direcção do PS.

João Galamba, que é deputado por escolha de Sócrates, especialista de finanças e faz parte do grupo conhecido por "jovens turcos", é outra escolha de Costa. Do Parlamento vem também Sérgio Sousa Pinto, próximo de Mário Soares e presidente da comissão dos Negócios Estrangeiros.

Depois há um grupo de autarcas que integra Graça Fonseca, vereadora da câmara de Lisboa, a presidente da câmara de Portimão, Isilda Gomes, a ex-presidente da câmara de Vila Franca de Xira Maria da Luz Rosinha, a autarca da câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e o vereador da câmara do Porto (e ex-secretário de Estado de Sócrates) Manuel Pizarro.

Na lista aparece ainda Porfírio Silva, conselheiro político do círculo mais restrito de Costa, várias vezes candidato a liderar a Juventude Socialista nos anos oitenta.

O Secretariado Nacional completa-se com mais dois ex-secretários de Estado, Bernardo Trindade e Fernando Rocha Andrade, o constitucionalista Pedro Bacelar, o ex-governador civil de Bragança Jorge Gomes e a sindicalista Wanda Guimarães. 

Os congressistas do PS votarão esta lista antes da sessão de encerramento, ao final da manhã.

manuel.a.magalhaes@sol.pt