O anúncio será feito num hotel em Lisboa, pelas 20h, e ao que o SOL apurou apenas vão estar presentes Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, sem mais qualquer dirigente dos dois partidos.
O SOL soube ainda que os líderes do PSD e do CDS deverão anunciar já hoje que as listas conjuntas serão elaboradas com base nos resultados das últimas eleições legislativas – em que o PSD obteve 38,6% e o CDS 11,7%.
As negociações entre Passos Coelho e Paulo Portas já vinham a decorrer ao longo dos últimos meses e as direcções dos dois partidos sempre apontaram o momento logo a seguir à apresentação do Pacto de Estabilidade como o timing ideal para anunciar novo acordo. Isto porque um entendimento entre os dois partidos do actual Governo neste documento era considerado essencial para poder haver nova coligação.
As conversas foram sempre mantidas com grande discrição num círculo que se restringiu mesmo quase só aos próprios líderes dos dois partidos. Apenas o vice presidente do PSD Marco António Costa, e o ministro da Segurança Social e dirigente do CDS, Luís Pedro Mota Soares, estavam também a par da evolução das negociações.
sofia.rainho@sol.pt