Cabeça-de-lista do PS escolhida por Costa admite apoiar Maria de Belém

Helena Freitas, vice-reitora da Universidade de Coimbra, admite apoiar Maria de Belém Roseira numa candidatura à Presidência da República. Helena Freitas é cabeça-de-lista por Coimbra às legislativas e uma das principais figuras independentes nas listas do PS, numa escolha pessoal do líder António Costa. Helena Freitas diz que vê com “muita satisfação” a disponibilidade de…

“Vejo com muita satisfação a possível candidatura de Maria de Maria De Belém Roseira a Belém”, escreveu hoje no seu Facebook. Questionada pelo SOL, Helena Freitas diz que este declaração – noticiada pelo jornal digital Notícias de Coimbra -, pode vir a traduzir-se no seu apoio a uma candidatura presidencial de Maria de Belém.

“Confirmo a notícia, que exprime a minha satisfação com a disponibilidade de Maria de Belém. O apoio político poderá existir em função de uma eventual candidatura, mas não é este o momento”, responde.

A declaração de Helena Freitas ocorre três dias depois de ter sido divulgada uma lista de personalidades que apoiam uma candidatura presidencial da ex-ministra da Saúde de António Guterres e ex-presidente do PS.

A lista inclui figuras da cultura como Simonetta Luz Afonso, que se inscreveu nas primárias do PS para apoiar o actual secretário-geral, e as escritoras Inês Pedrosa, Rita Ferro, Patrícia Reis e Leonor Xavier. Entre os mais de cem nomes da petição “Eu Apoio Maria de Belém”, que tem página no Facebook, surgem empresários, médicos, jornalistas, e várias figuras do mundo académico.

Para os signatários da petição, “Maria de Belém é uma cidadã de exemplar vida cívica, de reconhecida  e vasta experiência política nacional e internacional e de constante dedicação ao bem comum».

O jornal i escreve hoje que Maria de Belém já decidiu ser candidata a PR e que terá comunicado ao secretário-geral do PS a sua intenção de avançar. Segundo este jornal, a ex-presidente do PS também terá garantido a António Costa que não anunciará a sua candidatura antes das eleições legislativas de 4 de Outubro.

manuel.a.magalhaes@sol.pt