Marcelo janta com António Costa

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa jantam amanhã no Palácio de S. Bento, residência oficial do chefe de Governo. O convite partiu do primeiro-ministro, António Costa.

Para Marcelo, Presidente da República eleito, esta quinta-feira será plena de encontros institucionais. Começa com uma audiência em Belém com o ainda Presidente, Cavaco Silva. E prossegue com a reunião à tarde com Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República e segunda figura na hierarquia do Estado português.

Na noite das presidenciais, António Costa discursou na qualidade de primeiro-ministro, dando os parabéns a Marcelo Rebelo de Sousa pela eleição e fazendo votos de felicidades no exercício do cargo. Costa prometeu também ao novo PR lealdade e cooperação.

“Ao presidente da República agora eleito quero reafirmar o compromisso de máxima lealdade e plena cooperação institucional, que tive a oportunidade de expressar aquando da tomada de posse do atual Governo", disse o primeiro-ministro, na alocução que proferiu, já depois do discurso de vitória de Marcelo.

Durante a campanha eleitoral, o secretário-geral do PS absteve-se de apoiar um candidato, apelando aos socialistas que votassem em Sampaio da Nóvoa ou Maria de Belém, os dois nomes que surgiram com o apoio de dirigentes socialistas. Costa disse que a primeira volta das presidenciais seria uma espécie de "eleições primárias da esquerda portuguesa" e que depois os socialistas deveriam fazer a “concentração de votos” em Nóvoa ou Belém.

 

Nem um nem outro conseguiram porém evitar que Marcelo Rebelo de Sousa obtivesse 52%, correspondentes a 2,410 milhões de votos, vencendo à primeira volta as eleições presidenciais. O novo Presidente tomará posse a 9 de Março.