Cavaco recusa voltar a Belém para ser condecorado

Cavaco Silva não quer voltar a Belém depois de Marcelo Rebelo de Sousa tomar posse como Presidente da República, na manhã do dia 9, no Parlamento.

Segundo apurou o SOL, o protocolo terá proposto a Cavaco que a sua condecoração como ex-PR fosse feita em Belém – onde Marcelo regressa depois da tomada de posse (e da paragem no Mosteiro dos Jerónimos para a deposição de flores nos túmulos de Luís de Camões e de Vasco da Gama) para um almoço com individualidades do país, entre os quais os presidentes dos tribunais superiores.

Cavaco não aceitou e a condecoração vai mesmo ser feita no Palácio da Ajuda – o que cria alguns problemas de organização já que Marcelo vai estar, depois do almoço em Belém, numa cerimónia na Mesquita de Lisboa. Segue  depois para a  Ajuda, onde o novo PR irá cumprimentar o corpo diplomático, por volta das 18h.

Ao início da noite, estará na Praça do Município para um concerto dedicado à juventude, com José Cid, Paulo de Carvalho, Mariza, Anselmo Ralph e Pedro Abrunhosa, entre outros artistas.