As redes sociais estão a ganhar cada vez mais espaço na comunicação dos políticos. Ontem, primeiro dos dois dias da xxix cimeira luso-espanhola, o presidente do governo de Madrid, Mariano Rajoy, colocou três mensagens na rede social Twitter. A primeira, logo pela manhã, a anteceder a viagem que o trouxe, na companhia de António Costa, a descer o rio Douro, com partida ainda do lado da fronteira espanhola.
“xxix Cimeira Luso-Espanhola, magnífica oportunidade para potenciar ainda mais umas relações excelentes. Grande sintonia com António Costa”, escreveu Rajoy.
Duas horas mais tarde, voltava ao Twitter: “Iniciámos a travessia fluvial no molhe de Veja Terron (Salamanca). A cimeira começa em Espanha e continua em Portugal.”
A meio da tarde, o governante espanhol regressou às mensagens: “Encontro com António Costa. Portugal e Espanha realçam a cooperação transfronteiriça [tema do encontro entre os dois governos] e o seu compromisso com o projeto europeu.”
Os tweets não foram um exclusivo de Rajoy, pelo contrário.
O primeiro-ministro português tinha sido o primeiro a avançar para esta rede social, para comentar a cimeira que durante dois dias vai juntar os governos de Madrid e Lisboa , na transmontana cidade de Vila Real.
Logo na segunda-feira, bem cedo, António Costa escreveu na sua conta do Twitter: “Começa hoje a cimeira hispano-lusa. Centrados na cooperação transfronteiriça, queremos fazer de uma linha de separação um ponto de união.”
Minutos depois, o chefe do governo português deixou um segundo tweet: “Queremos transformar as regiões fronteiriças em centros de um grande mercado ibérico de 60 milhões de consumidores.”
A meio da tarde, Costa regressou às mensagens curtas, uma característica desta rede social: “Descemos o Douro na Cimeira Bilateral. Atravessámos juntos a fronteira, símbolo de proximidade e comunhão de interesses, valores e cultura.”
O primeiro dia terminou com um jantar reservado aos governantes ibéricos em Vila Real.
Encontro com empresários e conferência de imprensa final
Hoje, logo pela manhã, as duas delegações voltam a juntar-se, desta vez no Palácio do Conde de Amarante, em Vila Real. Neste segundo dia da cimeira, António Costa e Mariano Rajoy têm intervenções previstas num encontro que vai juntar empresários dos dois países.
As comitivas seguem depois para a Casa de Mateus, local onde está prevista uma reunião plenária dos governantes. Para o final da manhã está programada uma conferência de imprensa final e o fecho da xxix cimeira ibérica.