Durante uma paragem em Istambul, na Turquia, Nicolás Maduro foi filmado a jantar num dos restaurantes mais caros da cidade turca, ao passo que o seu país, a Venezuela, está a passar por um dos momentos mais críticos de sempre, no que diz respeito a questões alimentares: algo que levou a que cada adulto perdesse, em média, 11,7 quilogramas em 2017.
Depois de ter sido alvo de muitas críticas, o chefe de Estado da Venezuela esclareceu que foi ao restaurante apenas por ter sido convidado. “Isto é só uma vez na vida!”, pode ouvir-se num vídeo divulgado nas redes sociais, Nicolás Maduro a dizer à mulher, Cilia Maduro.
Através de um outro vídeo, também é possível ver Nicolás Maduro de charuto na boca.
De acordo com o jornal online venezuelano La Patilla, os vídeos foram publicados primeiro no perfil de Nusret Gökçe, que pouco tempo depois acabou por retirá-los, mas ainda assim foram resgatados e partilhados nas redes sociais.
Quem não ficou indiferente a estes vídeos foi Julio Borges, opositor a Nicolás Maduro exilado na Colômbia: “Enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros do mundo, tudo isto à custa do dinheiro roubado a povo venezuelano”, escreveu o político.
Recorde-se que de acordo com um estudo – Encuesta Nacional de Condiciones de Vida (ENCOVI) -, 89,4% dos lares não tinham dinheiro para comprar toda a comida necessária e cada venezuelano adulto perdeu, na sua maioria, 11,2 quilos em 2017.
O mesmo estudo indica ainda que apenas 39,9% das famílias conseguiam comprar carnes vermelhas em 2017, ao passo que em 2014 essa percentagem ainda era de 74,8%.
Mientras tanto el gobernante de Venezuela, Nicolás Maduro, visita al reconocido chef, Salt Bae, en Turquía y disfruta de un delicioso manjar junto a la “primera combatiente” Cilia Flores. #DimeAlgo pic.twitter.com/tGieG9GV8J
— Yusnaby Pérez (@Yusnaby) 17 de setembro de 2018