A Presidência da República emitiu, esta quarta-feira, um comunicado, após a reunião de Marcelo Rebelo de Sousa com o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, sobre a chefia do Estado-Maior da Armada.
Numa breve nota publicada no portal da Presidência lê-se: “O Presidente da República recebeu, a seu pedido, o Primeiro-Ministro, que foi acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional. Ficaram esclarecidos os equívocos suscitados a propósito da Chefia do Estado-Maior da Armada.”
O chefe de Governo pediu hoje uma audiência ao Presidente da República sobre a chefia do Estado-Maior da Armada, solicitando ainda a presença do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.
Recorde-se que, na noite de terça-feira, fontes ligadas à Defesa Nacional avançaram à agência Lusa que o ministro iria propor a Marcelo Rebelo de Sousa a exoneração do atual CEMA, o almirante Mendes Calado, que ocupa o cargo desde 2018 e cujo mandato foi prorrogado em março último.
Outra fonte próxima do processo adiantou que o Governo iria propor o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo como seu substituto.
Já esta quarta-feira, o chefe de Estado veio a público esclarecer aquilo a que chamou um “erro de perceção” quanto ao tema e lembrou que "só uma pessoa tem o poder de decisão [quanto à exoneração do atual Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), Mendes Calado] e essa pessoa é o Presidente”.
{relacionados}