A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, anunciou o aumento das taxas de juro nas próximas reuniões do Conselho do BCE, sendo que a próxima é em 27 de outubro, para combater a inflação. “A médio prazo temos de trazer a inflação de volta aos 2,0% e faremos o que temos de fazer. Isto é, continuar a aumentar as taxas de juro nas próximas reuniões”, referiu. E garante que, se o BCE não optar por esta via, as consequências para a economia serão mais graves do que o aumento do custo do crédito.
O BCE aumentou as taxas de juro no passado mês de julho pela primeira vez desde 2011. Nessa altura, a taxa de juro de referência subiu 0,50 pontos percentuais. Já em setembro voltou a registar-se uma subida de 0,75 pontos percentuais, de modo que a taxa de juro de referência se situa agora em 1,25%.
Em agosto, a inflação homóloga na zona euro atingiu 9,1%. O BCE considera que a estabilidade de preços deve ser assegurada quando a inflação homóloga é ligeiramente inferior a 2,0%. A próxima reunião do conselho do BCE está agendada para 27 de outubro.