Mobilidade sustentável no espírito olímpico

A Toyota vai ser responsável pela mobilidade sustentável Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. Um dos modelos será produzido em Portugal.

Há vários anos que a Toyota demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade, apostando em veículos híbridos e elétricos. Além disso, considera que a liberdade de movimento é fundamental para se atingir uma sociedade melhor e mais inclusiva. É nesse sentido que trabalha para reduzir os obstáculos à mobilidade de todos, independentemente das suas capacidades físicas.


Galeria Imagens

Como parceira do Comité Olímpico Internacional e do Comité Paralímpico Internacional, a marca japonesa vai disponibilizar 700 veículos sustentáveis para atletas, funcionários, voluntários, imprensa acreditada e espetadores durante as olimpíadas de Paris. Entre esses modelos estão 250 Accessible People Movers (APM), um veículo elétrico a bateria com 100 km de autonomia e uma velocidade de 20 km/h. O APM foi concebido na Bélgica e será produzido em Portugal, na Fábrica da Toyota Caetano Portugal, em Ovar, a partir de fevereiro de 2024. Vai circular nas zonas de segurança de Paris 2024, incluindo a aldeia olímpica e paralímpica, como veículo de apoio a atletas, organizadores, voluntários e espectadores com motricidade reduzida. Alguns podem também transportar pequenas mercadorias durante os Jogos ou funcionar como veículos de ajuda de emergência.

A Toyota vai também colocar à disposição da família olímpica e paralímpica 150 Toyota Proace Verso elétricos a bateria. Estes veículos destinam-se a apoiar os utilizadores de cadeiras de rodas.

No que se refere à mobilidade individual, vão estar disponíveis 250 veículos elétricos a bateria – C+walkS com assento e C+walkT em pé. Ambos com velocidade máxima de 6 km/h e dotados de sistemas de deteção de obstáculos frontais para garantir a segurança dos condutores e de quem está próximo. A versão sentada é para atletas e organizadores, enquanto a versão em pé destina-se a facilitar a deslocação de funcionários e voluntários nas instalações.

A marca japonesa vai também fornecer 200 puxadores elétricos (e-pullers) para cadeiras de rodas. Cada puxador elétrico converte uma cadeira de rodas mecânica numa solução de mobilidade elétrica alimentada por bateria, com autonomia de 25 km e uma velocidade de 4 km/h na cerimónia de abertura e 8 km/h na aldeia paralímpica, proporcionando maior liberdade de movimentos aos utentes de cadeiras de rodas.

Ao todo, a Toyota vai fornecer 2.674 veículos de passageiros eletrificados para serem usados durante Paris 2024, dos quais 150 são para pessoas em cadeiras de rodas. Cerca de 60% da frota terá zero emissões, incluindo veículos elétricos Toyota bZ4X, Proace e Proace Verso e Lexus RZ, e veículos elétricos a pilha de combustível, caso do Toyota Mirai.