Primeiro-ministro cancela visita aos militares em Moçambique  

António Costa alegou não se deslocar ao país por motivos familiares.

O primeiro-ministro, António Costa cancelou, este sábado, a sua visita de natal aos militares portugueses em missão em Moçambique, que iria ocorrer na próxima segunda-feira, por motivos familiares.

A visita incluía uma reunião com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e também um encontro, durante uma escala em Luanda, com o Presidente de Angola, João Lourenço.

Na nota divulgada, este sábado, pelo gabinete de António Costa, lê-se que “a deslocação do primeiro-ministro a Moçambique, por ocasião da visita de Natal às Forças Nacionais Destacadas, prevista para a próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro, bem como, no quadro desta mesma deslocação, a visita a Luanda para um encontro com o Presidente da República de Angola, João Lourenço, foram canceladas por motivos pessoais de ordem familiar”.

Costa decidiu então que quem irá visitar as Forças Nacionais Destacadas em Moçambique será a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, em “representação do primeiro-ministro”.

Enquanto estivesse em Moçambique, o governante pretendia fazer um balanço sobre a evolução das relações bilaterais, desde a última cimeira luso-moçambicana, que se realizou em Maputo, em setembro de 2022.