Falharam as negociações para uma nova pausa humanitária em Gaza

No Cairo estiveram reunidos os representantes da CIA, da Mossad, da segurança interna israelita e responsáveis egípcios e do Qatar, bem como delegações do Hamas e da Jihad Islâmica Palestiniana.

Novamente sem acordo para um novo período de pausa humanitária. Os representantes dos Estados Unidos da América (EUA), do Egito, de Israel e do Qatar, estiveram, esta terça-feira, reunidos em Cairo, no Egito, para debater um acordo, de três fases que, para além da libertação de reféns, prevê ainda que Israel liberte os presos palestinianos.

Os representantes de cada parte, não conseguiram negociar um acordo, nomeadamente pela falta de consenso, relativamente ao número de prisioneiros palestinianos a serem libertados das prisões israelitas.

O Hamas defende que a última proposta israelita, para tentar alcançar um acordo de cessar-fogo, na Faixa de Gaza, não ajuda a aproximar posições e “demonstra que a ocupação não é séria”.

Israel, contudo, tem estado nos últimos dias, a preparar-se para lançar uma grande ofensiva contra posições no sul do enclave palestiniano. Vários países já se demonstraram contra essa operação militar.