O resultado das eleições legislativas deste domingo consolidou a Iniciativa Liberal (IL) como a quarta força política portuguesa. A IL elegeu os mesmos oito deputados que nas eleições de 2022 mas com um aumento de votos em número e em percentagem.
A IL obteve 309.799 votos – em 2022 tinha conseguido 273.399 – que corresponde a 5,08% dos resultados, valor que compara com os 4,91% de há dois anos.
De notar que em 2022 a IL tinha eleito quatro deputados pelo círculo de Lisboa e nesta eleição elegeu apenas três, mas conseguiu eleger o primeiro deputado por Aveiro, Mário Amorim Lopes.
“Crescemos em votação e em percentagem, mantivemos o grupo parlamentar, consolidámo-nos como quarta força política nacional. Conseguimos consolidar IL em Portugal e ganhar a simpatia de mais 40 mil portugueses”, disse o líder da IL numa primeira abordagem aos resultados.
“Estamos na estrada, no caminho de tornar Portugal mais liberal, vamos continuar a lutar por isso”, afirmou Rui Rocha, que acrescentou ser preferível esperar sobre os cenários de governabilidade mas garantiu que da parte da IL haverá estabilidade.
“Quanto ao cenário, as coisas ainda não estão clarificadas, teremos de aguardar a composição final no parlamento. (…) Não será pela IL que não haverá uma solução estável de governação”, sentenciou Rui Rocha.
Questionado se tiraria consequências sobre o partido ter falhado o objetivo de eleger 12 deputados, Rui Rocha afirmou que os “próximos dias serão determinantes”, mas que se sente “com enorme energia para continuar a defender as ideias liberais”.