As Forças de Defesa de Israel anunciaram, esta quinta-feira, que entraram, em Gaza, 27 camiões, com 371 paletes com bens de ajuda humanitária, através da doca construída pelos Estados Unidos da América (EUA).
Em comunicado, os militares israelitas referem que: “Ontem, 27 camiões contendo 371 paletes de ajuda humanitária, incluindo alimentos e equipamento de abrigo, foram transferidos para centros logísticos pertencentes a agências internacionais de ajuda na Faixa de Gaza”.
O exército de Telavive já inspecionou 281 camiões, que foram transferidos para outros pontos de passagem, para aceder ao enclave palestiniano, nomeadamente o de de Kerem Shalom (sul da Faixa de Gaza) e Erez West (norte).
Este é o segundo comunicado, divulgado por Isarel, relativamente a este ponto de acesso humanitário, um dos poucos que se encontra operacional, em Gaza, depois do encerramento da passagem em Rafah.
A Organização das Nações Unidas (ONU) encontra-se a preparar novas rotas de entrega, de ajuda humanitária, a partir de uma doca flutuante, que foi recentemente construída pelos EUA.
Nestes seis meses de guerra, segundo dados da ONU, cerca de 90% da população de Gaza foi obrigada a deslocar-se devido à grave escassez de alimentos, água potável e medicamentos, sendo que 60% das infraestruturas do enclave foram danificadas ou totalmente destruídas.