O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) vai anunciar a sua decisão, sobre o pedido da África do Sul para que Israel tome novas medidas na Faixa de Gaza, na sexta-feira.
Em comunicado, o TIJ afirma que vai emitir a decisão amanhã, às 15h00 de Haia (14h00, em Lisboa), sobre o pedido da África do Sul de “modificação e indicação das medidas provisórias”, que foi solicitado na sequência da ofensiva israelita contra Rafah.
Neste sentido, a África do Sul afirmou que as medidas provisórias tomadas pelo tribunal não foram fortes o suficiente “para responder plenamente à alteração das circunstâncias e aos novos factos”.
A decisão vai ser comunicada pelo presidente do tribunal, Nawaf Salam.
A África do Sul afirma ainda que Israel “ignorou e violou” as medidas provisórias do TIJ, emitidas em janeiro e março no âmbito da ofensiva, depois de o tribunal ter ordenado ao país que “tomasse todas as medidas possíveis” para evitar um genocídio.
Além disso, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Oren Marmorstein, acusou, na semana passada, o país de ser o braço do Hamas e de “distorcer a realidade”, reiterando que o Exército “atua em conformidade com o direito internacional e as obrigações humanitárias”.