Há escolas com alunos de mais de 50 nacionalidades

Há escolas em Lisboa com quase 50% de alunos imigrantes.  Algumas com mais de 50 nacionalidades.  E muitos nem sequer falam português.

Escolas com cerca de metade de alunos estrangeiros e de dezenas de nacionalidades é a realidade no concelho de Lisboa. Repartidos por todos os ciclos e jardins de infância, sendo que muitos deles não falam português, estes alunos necessitam de atenção especial de forma a conseguirem bom aproveitamento. Diretores reclamam mais autonomia, tanto de contratação como pedagógica, para conseguirem responder à necessidades destes novos estudantes. Programas de integração, estratégias pedagógicas e voluntariado são os recursos a que as várias escolas e comunidades educativas da capital recorrem para fazer face a esta alteração do tecido estudantil originada pelo aumento do número de imigrantes que escolheram Lisboa para viver. As próprias escolas são locais de integração das famílias em todas as suas dimensões: social, aprendizagem e até profissional.

Em Lisboa, em cinco dos 39 Agrupamentos de Escola (AE) e Escolas Não Agrupadas (ENA) mais de 30% dos alunos inscritos são estrangeiros. Sendo que também em cinco dos AE e ENA da capital têm distribuídos pelas suas salas de aulas estudantes de mais de 40 nacionalidades. No AE Passos Manuel – que é constituído por seis estabelecimentos: cinco Escolas do 1.º Ciclo com Jardim de Infância (Gaivotas, Luísa Ducla Soares, Maria Barroso, Padre Abel Varzim e S. José) e uma Escola com 2.º e 3.º Ciclos e Secundário (EBS Passos Manuel) – estão estudantes de mais de 50 nacionalidades. O AE Laranjeiras tem inscritos neste ano letivo alunos de 47 países e o AE Quinta de Marrocos é frequentado por estudantes de 44 nacionalidades.

Em relação à percentagem de alunos estrangeiros, no AE Manuel da Maia 45% dos estudantes são imigrantes, segue-se o AE Patrício Prazeres com cerca de 40% e o AE Passos Manuel que conta com 36% de alunos estrangeiros. O AE Gil Vicente assim como o AE Olaias têm cerca de 30% de estudantes de nacionalidades distintas.

 As Escolas Não Agrupadas, assim como as de ensino especializado são as que contam com uma menor proporção de alunos estrangeiros. Com exceção do AE Filipa de Lencastre (3,6%), do AE Eça de Queirós (4,5%), do AE Rainha D. Leonor (7,5%), AE Santa Maria dos Olivais (7,5%) e o AE Vergílio Ferreira (7,6%). O Conservatório de Nacional, a Secundária e Camões, Rainha D. Amélia, Secundária Fonseca de Benevides, a António Arroio também têm muito baixas percentagens.

No AE Passos Manuel, mais de 230 alunos dos cerca de 1400 inscritos (portugueses e de outras nacionalidades) não falam a língua portuguesa, o que representa mais de metade dos alunos estrangeiros inscritos neste agrupamento (mais de 500). Nos AE Gil Vicente, Escolas Olaias e Nuno Gonçalves a proporção é a mesma: mais de 200 alunos não falam português e correspondem a cerca de metade ou mais dos alunos de outras nacionalidades. Só no AE da Olaias, dos perto de 350 alunos estrangeiros, apenas 130 sabem falar português.

O AE Manuel da Maia é o que tem maior proporção de alunos estrangeiros, cerca de 350 alunos de 27 nacionalidades, num total de 770, divididos em três escolas do 1.º Ciclo e uma do 2.º e 3.º Ciclos.

«A maior dificuldade que temos é com a língua, uma vez que o ensino ainda está muito centrado na transmissão do conhecimento», declarou ao Nascer do SOL o diretor deste agrupamento de escolas, Luís Mocho. «As famílias têm também muita dificuldade em entender os procedimentos porque muitas vezes não estão traduzidos na língua mãe. Temos muitas famílias de nacionalidades diferentes que nem inglês sabem falar e isso tem sido muito difícil na comunicação». Grande parte são do Bangladesh, Índia e Nepal. Para ultrapassar este obstáculo da língua, o diretor diz que tem sido feito um investimento, que irá continuar a ser feito no próximo ano, de professores dedicados ao ensino do Português Língua Não Materna (PLNM), que substituem as horas dedicadas à disciplina de Português curricular. «Para o ano teremos mais um professor, para que os alunos façam mais horas de aprendizagem do Português. Uma espécie de curso intensivo, não estando nas outras disciplinas». Isto nos primeiros meses até os alunos aprenderem pelo menos o básico, para depois serem integrados no currículo base.

Os alunos que não têm qualquer dificuldade na língua, assim como os alunos estrangeiros acabam por sair prejudicados na aprendizagem uma vez que os meios são escassos assim como a atenção dos professores, que acaba repartida. O que é uma consequência «da forma como as escolas trabalham». E é por isso que este diretor é adepto de uma alteração de funcionamento das escolas que deixe de olhar para a questão de forma tão tradicional: a minha turma, a minha sala, o meu professor e a minha disciplina. Este tipo de formação prejudica muito a forma como os professores lidam com os alunos e a relação que criam, os alunos estão sempre a saltar, conhecem sempre pessoas novas e não têm autonomia para se adaptarem tão rapidamente. «Convinha que houvesse uma estabilidade na equipa docente que trabalham com estes alunos que são mais vulneráveis e precisam de mais atenção», afirma Luís Mocho. Dentro de uma turma que tem cinco ou seis estrangeiros, que é o caso destas escolas, os professores têm necessidade de lhes dar mais de atenção, que não é dedicada da mesma forma aos outros. «Tudo isto acaba por prejudicar toda a dinâmica de uma escola que anda a várias velocidades quando devia de andar só a uma: que é cuidar de todos sabendo que todos são diferentes», refere o diretor.

Sobre aquilo que é necessário para ajudar à integração e conseguir melhor aproveitamento escolar de todos os alunos, Luís Mocho é claro: «Se me dessem autonomia pedagógica eu já estaria contente. Mas isso implicava eu poder contratar os meus professores». E acrescenta: «Somos o único grupo profissional em Portugal que tem a responsabilidade de gerir e não contrata os seus trabalhadores e depois tem de prestar contas».

Na mesma senda vem Filinto Lima, presidente da direção da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). Das reuniões que Filinto Lima teve com todos os diretores de agrupamentos de escolas do país com o objetivo de fazer um levantamento das dificuldades e anseios dos dirigentes escolares de forma a poder apresentar ao ministro da tutela dentro das próximas semanas um documento com propostas concretas e o «estado da arte» das escolas portuguesas, uma das preocupações dos dirigentes escolares é a percentagem do número de estudantes estrangeiros e a sua integração.

«Para a nossa associação é o grande desafio da escola pública, melhorar o acolhimento de alunos estrangeiros. Temos feito um trabalho louvável em relação à forma como acolhemos estes alunos, todos aqueles que não falam a língua portuguesa, mas com uma grande limitação que a tutela nos impõe. É que para lecionarmos o PLNM, que é uma disciplina normal, temos dois grandes condicionalismos: não podemos atribuir a estes grupos mais do que cinco horas letivas por semana e a grupos no mínimo de 10 alunos». O que muitas vezes não serve os interesses nem da escola nem dos alunos. Para Filinto Lima, estas duas limitações têm de reverter a favor da autonomia das escolas. Ou seja, «a tutela deve acreditar nos seus diretores que vão gerir esta situação de acordo com a sua realidade que conhecem melhor que ninguém».

Na Freguesia de Arroios – onde se localiza a EB 1 Lisboa e o_Jardim de Infãncia da Pena, onde 52% dos alunos são estrangeiros, sendo grande parte deles de origem asiática –, a Junta de Freguesia desenvolve vários projetos de integração destes alunos, que passam pelo ensino do português  e disponibilizam a todos os alunos das escolas o projeto Escola Digital. Segundo a presidente da Junta, Madalena Natividade, «há muitos alunos que não sabem nada, nem eles nem os pais, o que dificulta em muito a comunicação dos profesores com estas famílias». Além do mais, esclarece que recorrem a muitos voluntários que se dedicam ao ensino  do português, à margem da escola. «São pessoas certificadas e até professores que se dedicam a ajudar estas famílias e alunos», adianta.  Na opinião desta autarca, a convivência com alunos estrangeiros só tem vantagens: «Os colegas portugueses puxam muito pelos estrangeiros o que enriquece ambos em todas as formas. Há uma partilha de todos». Para chamar os pais à escola, há mesmo um dia dedicado a recebê-los, conhecer professores e outras famílias, assim como o funcionamento das escolas, o que beneficia a integração.  «O balanço é muito positivo a todos os níveis, mesmo na aprendizagem, uma vez que há uma integração natural dos imigrantes com grande empenho dos próprios professores»._ 

Segundo números divulgados em Maio pelo JN, o número de estudantes estrangeiros nas escolas nacionais continua a crescer: matricularam-se 10.297 alunos estrangeiros no 1.º ano para o ano letivo 24/25, o que representa 12,3% do total de alunos inscritos para iniciar o percurso escolar (10297 no total). Sendo mais 1.160 alunos do que no ano passado. Grande parte deles estão nos grandes centros urbanos, como Lisboa, Loures, Porto, Amadora e Sintra.

ines.pereira@nascerdosol.pt