Israel aceita cessar-fogo em Gaza

“Numa reunião muito construtiva com o primeiro-ministro Netanyahu hoje, confirmou-me que Israel aceita a proposta de aproximação. Que a apoia. Agora cabe ao Hamas fazer o mesmo”, declarou Blinken

O secretário de Estado norte-americano afirmou esta segunda-feira que Israel aceitou uma proposta de cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns. Anthony Blinken apelou ao movimento islamita palestiniano Hamas para fazer o mesmo.

As declarações foram feitas pelo chefe da diplomacia dos EUA após uma reunião de duas horas e meia com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu. Blinken está na nona missão de emergência ao Médio Oriente desde o início do atual conflito.

Antes, o secretário de Estado norte-americano já tinha referido que era chegado o momento de concluir um acordo de cessar-fogo em Gaza que devolveria a Israel os reféns detidos pelo Hamas e ajuda humanitária aos palestinianos após mais de 10 meses de combates em Gaza.

“Numa reunião muito construtiva com o primeiro-ministro Netanyahu hoje, confirmou-me que Israel aceita a proposta de aproximação. Que a apoia. Agora cabe ao Hamas fazer o mesmo”, declarou Blinken, citado pela agência Lusa.