António Leitão Amaro afirmou, esta quinta-feira, que o Governo tem uma “visão humanista” sobre as migrações.
Em declarações aos jornalistas, o ministro da Presidência fala na sequência das afirmações do Patriarca de Lisboa, Rui Valério, que criticou a possibilidade de o Governo impor quotas para imigração.
“O Governo tem uma visão sobre as migrações, quer a emigração portuguesa para o estrangeiro quer a imigração para Portugal, realista, humanista”, salientou o governante.
O ministrou acrescentou que o Governo encontrou a “política migratória em verdadeiro descontrolo, com um caos operacional total sem capacidade de resposta no aparelho público, com regras erradas relativamente à entrada”.
“Temos várias regras que contribuem para uma imigração que chamamos migração regulada, mas é uma abordagem humanista, que sabemos que há migrantes económicos e há pessoas que precisam, os chamados requerentes de proteção internacional de asilo, pessoas em perfunda fragilidade que nós temos um dever humanitário de acolher”, realçou.
“Linguagens de portas todas fechadas, de exclusão desumana de pessoas em carência total não têm parte no nosso léxico”, sustentou.