Cavaco procura economista

A saída de Vítor Bento para o BES abriu uma vaga no Conselho de Estado, que Cavaco Silva deve preencher com um economista. “Vítor Bento era muito importante no aconselhamento na área económica, é normal que o Presidente queira alguém com o mesmo tipo de perfil para o substituir”, afirma uma fonte do Conselho de…

Cavaco procura economista

Com esse perfil em mente, nomes como José Silva Peneda, Daniel Bessa e Manuela Ferreira Leite podem estar em cima da mesa. “Silva Peneda é alguém muito próximo do Presidente e um nome forte na área económica e social”, observa a mesma fonte, que o considera um bom candidato. Silva Peneda tem, porém, sido também apontado como hipótese para comissário europeu, pelo que se esse cenário se verificar, fica fora do baralho para o Conselho de Estado.

Daniel Bessa, que tem mantido uma intervenção pública muito activa, é outra possibilidade para ocupar o lugar de Vítor Bento. O economista tem a vantagem de estar próximo do PS, sendo ao mesmo tempo muito crítico da governação socialista: ainda na semana passada acusou Vítor Constâncio, António Guterres e José Sócrates de estarem na origem da crise que Portugal atravessa.

Apesar de muito próxima de Cavaco, Ferreira Leite será o nome menos provável. “Os comentários que tem feito na TVI24 fazem com que a sua escolha pudesse parecer uma provocação a Passos”, aponta um conselheiro de Estado.

O processo de substituição não deverá demorar muito e acontecerá antes do próximo Conselho de Estado, não estando aliás dependente da aproximação de uma futura reunião. “O timing da decisão não está definido. O Presidente da República pode a qualquer momento convidar outra personalidade para conselheiro de Estado”, diz ao SOL fonte de Belém. 

A utilidade de ter o substituto de Bento nomeado é independente das reuniões do Conselho. “Os conselheiros são muitas vezes solicitados a dar uma opinião independentemente das reuniões do órgão”, esclarece a mesma fonte. Belém, adverte, porém, que o perfil do substituto “não será necessariamente coincidente com o conselheiro que é substituído”.

margarida.davim@sol.pt

manuel.a.magalhaes@sol.pt