Assunção Esteves bloqueia pedido do PCP sobre Tecnoforma

A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, bloqueou nesta terça-feira o pedido do PCP de acesso a todos os documentos dos processos de Passos Coelho enquanto deputado, na sequência do caso Tecnoforma.

Assunção Esteves bloqueia pedido do PCP sobre Tecnoforma

Mas os comunistas insistem que o primeiro-ministro preste todos os esclarecimentos e vai pedir por outra via os documentos em falta, no Parlamento. 

O PCP tinha feito um requerimento à Presidente da Assembleia da República para obter o registo de interesses de Passos Coelho enquanto deputado, que está em falta, e também os documentos que provarão se recebeu  ou não e em que condições recebeu da Tecnoforma.

Contudo, Assunção Esteves disse não se sentir mandatada para pedir ao primeiro-ministro esses documentos, exigindo um projecto de deliberação que terá que ser aprovado pela maioria. O PCP entregará então essa deliberação até ao final da semana. 

“O primeiro-ministro tem que prestar todos os esclarecimentos no mais curto espaço de tempo”, afirmou o líder da bancada do PCP, João Oliveira. Caso ainda assim a tentativa dos comunistas saia frustrada, João Oliveira disse que utilizarão “todos os mecanismos” possíveis para que os esclarecimentos sejam prestados.

sonia.cerdeira@sol.pt