‘Imagem de Portugal não será significativamente alterada’

O Presidente da República respondeu hoje a perguntas sobre a detenção de José Sócrates, considerando que as “instituições democráticas estão a funcionar com toda a normalidade”, acrescentando que não considera que a imagem de Portugal fique afectada pelo caso.

‘Imagem de Portugal não será significativamente alterada’

"Estou convencido que essa imagem não se vai alterar significativamente, espero até que não se altere nada porque quem nos observa verifica que as instituições democráticas estão a funcionar com toda a normalidade no nosso país, não me parece que vá ocorrer uma alteração da imagem de Portugal no estrangeiro", disse aos jornalistas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Cavaco Silva começou por não querer comentar às questões sobre a detenção do ex-primeiro-ministro, alegando que por "respeito pelo princípio da separação de poderes", o Presidente não deve "acrescentar uma única palavra sobre esse assunto". Mas acabou por falar sobre o reflexo que o assunto terá na imagem de Portugal no estrangeiro.

"Até há duas semanas, e por dados objectivos que tinha, não tinha a mínima dúvida que Portugal estava com uma muito boa imagem nos mercados externos, na União Europeia e fora da União Europeia " adiantou, acrescentando que não deverá haver alterações na imagem de Portugal após a prisão de Sócrates.

Desvalorizou ainda o facto da notícia da prisão preventiva de José Sócrates estar a ser falada em todo o mundo: é natural que tal suceda "quando ocorre qualquer coisa que atrai muito a atenção da comunicação social".

*com Lusa