Sousa Tavares diz que pode ser ‘indecoroso o PS roubar este governo ao PSD’

Miguel Sousa Tavares, António Vitorino e Marques Mendes consideram que não faz qualquer sentido a ideia de com estes resultados eleitorais pode ser criado um governo de esquerda.

“Pretender que a coligação não ganhou estas eleições é desonestidade intelectual”, defendeu Sousa Tavares na SIC, considerando “estúpido” os socialistas estarem a levantar” a possibilidade de em vez do PSD e do CDS, o PS forme governo com o apoio da esquerda. E acrescenta que se os resultados finais aproximarem o PSD dos 40% pode tornar-se “indecoroso o PS roubar este governo ao PSD”. Sousa Tavares deixa ainda um aviso aos socialistas: se se apressarem a derrubar este governo, o eleitorado vai castigá-los”.

Para Marques Mendes, um executivo de esquerda seria um ato de “batota politica”, pois o social-democrata defende não haver dúvidas de que quem ganha as eleições deve governar o país. A mesma opinião tem o socialista António Vitorino que concorda com a tese de que é o partido mais votado que tem de constituir o próximo governo. Aliás, Vitorino acusa o Bloco de Esquerda de estar a ter uma atitude “hipócrita” ao levantar subtilmente esta questão, querendo que o “PS faça o trabalho sujo”.

catarina.guerreiro@sol.pt