Matos Fernandes: da Águas do Porto para o Governo

João Pedro Matos Fernandes tem 47 anos e é natural de Águeda. Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, em 1991, concluiu o mestrado em Transportes, quatro anos mais tarde, no Instituto Superior Técnico. Foi nessa área que trabalhou na sua passagem pela Comissão de Coordenação da Região Norte, entre 1990 e 1995.

O novo ministro do Ambiente foi administrador dos portos do Douro e Leixões, tendo uma extensa experiência em planeamento e transportes e também em funções académicas – lecionou como convidado em mestrados nas universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Matos Fernandes foi ainda administrador da Quartenaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento SA, entre 1999 e 2005.

Da sua experiência política constam as funções de adjunto do secretário de Estado dos Recursos Naturais, entre 1995 e 1997, e de chefe de gabinete do secretário de Estado adjunto da ministra do Ambiente, Elisa Ferreira, entre 1997 e 1999 (no primeiro Governo de Guterres, em ambos os casos).

Matos Fernandes transita da Águas do Porto, a que preside desde janeiro de 2014, para o XXI Governo.

sonia.balasteiro@sol.pt