Lisboa acordou com a memória de Mário Soares

Lisboa acordou com a imagem de Mário Soares. Mupis da Câmara de Lisboa mostram Soares a preto e branco, com uma mensagem simples: “Obrigado, Mário Soares”.

No Largo do Rato, na sede do PS, cinco fotografias em formato gigante ilustram os momentos mais marcantes da vida do antigo Presidente da República.

Soares, o combatente anti-fascista, está representado na imagem icónica da chegada a Santa Apolónia, no dia 28 de abril de 1974. Chegado do exílio em França, Mário Soares é a representação do momento de libertação de quem lutou contra o regime de Salazar.

Soares, o dirigente socialista, está representado na imagem do primeiro Congresso do PS durante o PREC, em 1974.

Soares, o obreiro da integração de Portugal na Europa, é outro momento representado por estas fotos. Na imagem, vê-se o momento da assinatura do tratado de adesão à CEE pelo então primeiro-ministro no dia 12 de Junho de 1985 no Mosteiro dos Jerónimos.

Soares, o candidato presidencial, aparece retratado numa foto da campanha de 1986.

A quinta foto mostra apenas o rosto de Soares num grande plano, depois de deixar de ser Presidente.

Curiosamente, motivos logísticos e de falta de qualidade de imagem deixaram de fora a imagem do Comício da Fonte Luminosa a 19 de Julho de 1975.

Além das fotografias quem chega ao Rato nesta manhã de sol de domingo encontra um vídeo que mostra em contínuo algumas das imagens mais simbólicas da vida de Mário Soares.

Na sede do PS, ainda não se formou uma grande fila, mas são já vários e os militantes e não militantes que vieram assinar o livro de condolências de Mário Soares, um dos fundadores do partido.

E há até quem tenha trazido flores: rosas vermelhas.