Porto: Dirigente do PS acusa eurodeputado socialista de mentir

Manuel dos Santos, eurodeputado do PS, afirma hoje ao i que António Costa prometeu a Rui Moreira “um lugar de ministro ou de cabeça de lista no Parlamento Europeu”. O líder da concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeira, assegura que se trata de uma mentira.

Tiago Barbosa Ribeiro, líder do PS Porto, garante que Manuel dos Santos mentiu quando disse ao i que há um acordo entre António Costa e Rui Moreira em troca do apoio socialista à candidatura independente do presidente da Câmara da Invicta. Ao i, fonte oficial do gabinete de Moreira também afiança ser "falso" e "grave" o que diz o eurodeputado do PS.

"Na ausência de outra actividade relevante conhecida, e nos intervalos de entrevistas em que já dirigiu impropérios a mim e a outros dirigentes, o eurodeputado socialista Manuel dos Santos decidiu fazer prova de vida a propósito do Porto em termos que, ao desqualificá-lo, qualificam-no bem. Fê-lo mentindo. Repito: mentindo", escreve Tiago Barbosa Ribeiro na sua página do Facebook.

Barbosa Ribeiro explica que não fica surpreendido pela atitude de Manuel dos Santos, que esteve sempre contra Costa e a atual solução de Governo, mas lamenta que essa oposição interna seja feita  com base "na intriga, na mentira e na insídia". 

"A sua ideia de Partido Socialista é ele próprio", acusa o dirigente socialista, que classifica o eurodeputado do PS como "um feroz adversário do Governo socialista de António Costa", "um feroz adversário da reunificação dos socialistas em Matosinhos" e "um feroz adversário dos socialistas portuenses".

"Ele representa bem tudo aquilo que levou à degradação da nossa vida partidária: a anunciação de valores socialistas para fazer o jogo da direita, a mentira, a pequena intriga, a pior partidarite, a plantação de notícias falsas", ataca Tiago Barbosa Ribeiro, aludindo às "mercerias eleitorais" que Manuel dos Santos diz criticar, mas que o também deputado do PS insinua terem sido a prática do eurodeputado.

PS não está a interferir nas listas de Moreira

" Os socialistas conhecem-no bem (incluindo quem o convidou para esta última no PE?) e por isso é delicioso ver Manuel dos Santos a falar de mercearias eleitorais, mas errou o alvo no caso do Porto", escreve Barbosa Ribeiro, que considera que Manuel dos Santos mais não está a fazer do que "prestar um serviço" aos adversários do PS no Porto.

De resto, o líder da concelhia do PS Porto garante que o partido não tem estado a elaborar as listas em conjunto com Rui Moreira, que continua a ser um candidato independente, com o apoio do PS e do CDS.

"Os socialistas do Porto, coisa que Manuel dos Santos não é, sabem bem o percurso que temos percorrido, as dezenas de reuniões e plenários abertos, as comissões políticas regulares e participadas, a serenidade, o diálogo, o envolvimento e a participação. Por outro lado, falo com regularidade com o Presidente da Câmara e existe respeito, amizade e lealdade. Todos os órgãos, incluindo obviamente o Secretário-Geral, acompanham o processo do Porto mas não participam nele nem devem participar", garante Tiago Barbosa Ribeiro.

"Quanto ao resto, continuaremos a trabalhar e não mais falarei sobre este caso. O PS e o Porto não demasiado grandes para que percamos tempo com tão pequenas personagenS", remata Barbosa Ribeiro.

Ao i fonte oficial do gabinete de Rui Moreira também repudia as acusações feitas por Manuel dos Santos.

"São declarações de teor muito grave, falso e difamatório", declara o gabinete de Moreira.